Esqueça quem você era e seja quem você é...

Esqueça quem você era e seja quem você é…

Cada vez mais tem se falado sobre o autoconhecimento e a sua imensa importância para crescermos como seres humanos, mas poucos de nós associa a isso o autoesquecimento, que é tão importante quanto.

Li uma belíssima frase atribuída ao filósofo e escritor Jean-Jacques Rousseau que resume muito bem o que estou querendo dizer. Farei a seguir uma breve reflexão a partir dela…

“O autoconhecimento abre espaço para o autoesquecimento. Este último faz surgir uma simplicidade essencial diante da vida.”

Jean-Jacques Rousseau

O primeiro ponto que precisa ser refletido aqui é sobre o que damos IMPORTÂNCIA. Como várias vezes já trouxe a definição tão lindamente transmitida pelo filósofo Mario Sergio Cortella: “Importante é tudo aquilo que eu importo para dentro do coração, aquilo que eu carrego comigo…”.

É por isso que ao longo da vida vamos mudando as nossas importâncias e automaticamente as nossas PRIORIDADES.

Nessa hora surge o autoesquecimento. Darei exemplos para que essa ideia fique mais clara e objetiva.

Se eu sou uma pessoa extremamente IMPULSIVA e percebo depois de ter levado alguns tombos da vida que essa não é a melhor postura. Então o autoconhecimento me leva a agir de forma mais calma e serena. Depois que essa nova postura é estabelecida, obviamente a postura antiga de impulsividade não terá mais força sobre mim, porque integrei ao meu ser uma postura bem mais consciente.

Se eu levava uma vida sem compromissos com ninguém. Gostava de sair toda semana para baladas e ficava com várias garotas numa única noite.

Depois de sofrer por perceber que ficar com várias garotas não preenche o sentimento interno de amor, de aconchego, de trocas afetivas mais profundas etc. Eu busco incessantemente o autoconhecimento. Então, aplicando isso na minha vida passo a ser alguém fiel e que valorizo de verdade a pessoa que está se relacionando comigo. Dentro de um tempo decido namorar alguém e me doo de coração a esse relacionamento.

Aquela postura antiga de não compromisso e querer ficar com diversas garotas foi totalmente diluído pelo autoconhecimento. Houve aí o autoesquecimento de quem eu era e um autoconhecimento de quem sou HOJE. Não é incrível?

Em resumo! O autoconhecimento nos leva a buscar o melhor para nós e para os outros. Nos ajuda a adquirir mais recursos internos e eleva nossos valores pessoais e sociais. Dessa forma, há automaticamente um autoesquecimento de tudo aquilo que eu ERA, para dar surgimento a um novo eu, mais consciente e amoroso.

É daí que vem a SIMPLICIDADE ESSENCIAL que brilhantemente o Rousseau nos coloca. Simplicidade significa elevar a nossa consciência! Quanto mais consciente eu sou mais simples eu me torno.

E esse “essencial”, o próprio nome já diz tudo. Eu me volto para minha essência divina! Eu vou cada vez mais descobrindo quem eu sou de verdade.

Por tudo isso que não canso de repetir nos textos que escrevo que nada supera nossa busca pelo autoconhecimento, porque como bem diria o mestre Jesus Cristo, o autoconhecimento é o caminho que nos leva à verdade, e quem de fato conhece a verdade se liberta.

Ou seja, o autoconhecimento é o caminho da LIBERTAÇÃO pessoal, e quem se sente livre só pode ser simples e essencial.

Através desse breve texto quero lhe instigar a pensar com carinho sobre isso e também sobre o seu caminho de autoconhecimento até a presente data.

Procure parar uns minutinhos para lembrar de muitas das coisas que você percebe que melhorou, que evoluiu ao longo dos anos e que fez você deixar para trás uma série de comportamentos, de hábitos, de escolhas, que hoje em dia já não fazem mais nenhum sentido, de uma forma que você, quando lembra, pensa mais ou menos assim: “Nossa! Eu era de tal jeito! Eu fazia tal coisa! Eu gostava de tal coisa! Uau, como eu mudei…”.

Esse “Uau” é exatamente a aplicação na vida do AUTOESQUECIMENTO.

Que você ainda substitua muitas posturas internas e hábitos antigos através do autoconhecimento e que o autoesquecimento lhe leve a ser cada vez mais simples e essencial…

 

Tagged in:

,

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles