Artesanato da Mente

Um tolo não pode ser curado

1145 2

Lendo um dos diversos livros do Osho, chamado “Palavras de fogo – reflexões sobre Jesus de Nazaré”, eu me deparei com um trecho que me chamou bastante atenção e me fez refletir sobre o importante tema da e da CONFIANÇA tanto em Deus como na gente mesmo!

Abaixo está a transcrição desse trecho do livro no qual o Osho conta uma historinha muito interessante!

**************

Eu estive lendo uma história.

Um dia Jesus estava fugindo de uma cidade. Um camponês o viu correndo e lhe perguntou:

– O que houve? Para onde o senhor está indo?

Mas Jesus estava com tanta pressa que foi adiante sem responder. Então o camponês o seguiu, conseguiu pará-lo por um instante e disse:

– Por favor, me diga, pois fiquei muito curioso. Se não me disser, vou segui-lo sem parar. Por que está correndo? Para onde? De quem o senhor está fugindo?

Jesus respondeu-lhe:

– De um tolo.

O camponês começou a rir e disse:

– O que o senhor está dizendo!? Eu sei que o senhor já curou gente cega, já curou gente estava morrendo. Já ouvi até dizer que o senhor curou gente que estava morta! O senhor não pode curar um tolo?

E Jesus respondeu:

– Não. Eu tentei, mas não posso, porque ele é um tolo e não acredita. Já curei todos os tipos de doença e nunca falhei, mas com esse tolo não foi possível. Ele vive o tempo todo atrás de mim dizendo: “Cure-me!” Tentei de todas as formas possíveis mas não adianta. É por isso que estou fugindo da cidade.

Um tolo não pode ser curado… e um tolo não pode ser hipnotizado. De modo geral, acredita-se que as pessoas muito inteligentes não podem ser hipnotizadas. Isso é absolutamente errado. Somente os tolos, os idiotas, os loucos, não podem sem hipnotizados. Quanto maior é a inteligência, maior é a possibilidade de ir fundo na hipnose – porque na hipnose sua confiança é necessária; o requisito básico é a sua confiança, o requisito básico é a sua cooperação, e um idiota, um louco, não coopera e não confia.

Jesus podia fazer milagres. Esses milagres eram simples; aconteciam porque as pessoas confiavam. Se você confia, o interior da mente começa a funcionar, espalha-se por todo o corpo e muda tudo. Mas se você não confia, então nada acontece. Até mesmo a medicina comum o ajuda porque você confia nela. Já observou que, sempre que um novo medicamento é criado, ele funciona muito bem de seis meses a dois anos – as pessoas são afetadas por ele. Mas depois de seis, oito, dez meses, ele não funciona tão bem. Os médicos têm se interrogado: “o que acontece?”

Sempre que um novo remédio é inventado, você acredita nele mais do que no velho medicamento. Agora você sabe que a panacéia está ali e “ela vai resolver”. E ela resolve!

A confiança num novo medicamento, numa nova descoberta, ajuda. Eles falam sobre o medicamento nó rádio, na TV, nos jornais, e cria-se um clima de confiança e esperança. Mas depois de alguns meses, depois que muitos já tomaram aquele remédio – e alguns tolos também o tomaram e não puderam ser ajudados -, a suspeita surge, “porque aquele homem tomou o remédio e nada aconteceu!”. Esses tolos, então, criam o anticlímax, e depois de algum tempo o remédio perde seu efeito.

Ainda mais do que o remédio, o médico ajuda se você confia nele. Você já observou que quando está doente e o médico chega, se você confia nele, sente um alívio só com a sua chegada? Ele ainda não lhe deu nenhum remédio, apenas examinou o seu corpo – tirou a pressão, isso e aquilo – e você já se sente 50% melhor. Chegou um homem em quem você confia. Agora você não precisa carregar o peso sozinho; pode deixá-lo com ele e ele verá o que fazer. Se você não confiar no médico, ele não poderá fazer nada.

Na medicina, eles dão o nome de placebo a um certo remédio. É só água, farinha, ou algo que não tem nada a ver com a doença. Mas se ele for dado a você por um médico em quem você confia, aquilo ajuda tanto quanto o remédio real; não há diferença.

A mente é mais poderosa do que a matéria; a mente é mais poderosa do que o corpo.

*************

Tudo que o Osho fala nesse texto é muito profundo e verdadeiro. A nossa mente tem um poder imenso tanto para nos curar como para nos adoecer, só depende da nossa VONTADE. E a vontade é a nossa força interna ligada à e à CONFIANÇA.

É interessante ele ter falado de Jesus porque de fato ele era um homem poderoso e tinha um imenso potencial para curar as pessoas, mas mesmo ele não podia fazer absolutamente nada pelos TOLOS! Eles são incuráveis, até que deixem de ser tolos…

Eu gosto muito de conhecer as raízes das palavras. Veja só a raiz da palavra tolo!

Ela deriva do latim tollere, que significa “tirar, destruir”, no caso, seria a sanidade mental!

Ou seja, toda pessoa tola é aquela que destruiu a sua sanidade mental e quer que tudo seja resolvido pelos outros em vez de ser resolvido por elas mesmas.

Sabe aquela belíssima definição de INSANIDADE proposta pelo grande Albert Einstein? Ela define as pessoas tolas!

“Insanidade é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”.

O rapaz dessa história queria que Jesus o curasse e grudou nele igual a um carrapato. É óbvio que a única opção que lhe restou foi fugir! Afinal, não dá pra ficar muito tempo sendo sugado por alguém que queira mudanças como uma mágica não é mesmo?

Todos nós só podemos nos curar se houver antes de qualquer coisa uma MOTIVAÇÃO INTERNA, pessoal, jamais algo vindo de fora ou sugerido pelos outros!

Até o que ele fala sobre a hipnose e a Medicina é extremamente interessante!

Ser hipnotizado é a coisa mais fácil do mundo. Basta CONFIAR na outra pessoa e se deixar ser CONDUZIDO por ela!

Você sabia que esses pastores, padres, gurus etc. São todos hipnólogos profissionais? Porque levam os fiéis a confiarem piamente neles e se utilizam de um magnetismo tremendo para deixá-los todos dependentes de suas palavras e seus preceitos! Isso é pura hipnose!

Jesus hipnotizava, mas de uma forma diferente, levando cada um que se deixava ser conduzido por ele a uma transformação de vida! Ele incitava cada pessoa a descobrir seus tesouros pessoais e assim pudessem se tornar mais e mais livres!

Muitos que se aproximavam de Jesus se curavam, não porque ele fizesse alguma mágica ou tivesse poderes sobrenaturais, nada disso! É porque elas tinham uma FÉ INABALÁVEL e uma CONFIANÇA completa nele! Assim, a cura acontecia de forma imediata!

Portanto! Que essa linda história e essa breve reflexão contribuíam com o seu processo de autoconhecimento.

Saiba que ninguém jamais poderá fazer nada por você se você mesmo não se permitir uma mudança, se você não confiar e não tiver fé que pode mudar e que pode ser muito melhor do que é hoje, nem mesmo se o próprio Jesus aparecer na sua frente!

Que você deixe a tolice apenas para aqueles que deixaram destruir a própria sanidade, e em sua insanidade, perderam completamente a saúde!

Concluo com esse milenar pensamento: “Mente sã, corpo são”. Logo, quem é tolo, se torna insano e consequentemente adoece o corpo também!

Transforme esse pensamento em um mantra na sua vida e dessa forma você terá cada vez mais e CONFIANÇA em Deus e em si mesmo…

  • Breve áudio com reflexão a partir desse texto

Recomendado para você

2 Comentários

  • Ana disse:

    “Muitos que se aproximavam de Jesus se curavam, não porque ele fizesse alguma mágica ou tivesse poderes sobrenaturais, nada disso! É porque elas tinham uma FÉ INABALÁVEL e uma CONFIANÇA completa nele! Assim, a cura acontecia de forma imediata!”
    Entendi perfeitamente seu ponto de vista em relacao
    ao poder da mente,entretanto dizer que Jesus nao tinha poder????
    Jesus ressucitou Lazaro q estava morto por 3 dias!!!
    Qual a sua real opiniao sobre esse fato???

    Ps:amei a materia falando sobre a musica do Renato Russo.
    me indentifico muito nessa musica

    • Isaias Costa disse:

      Essa passagem sobre Lázaro é bem emblemática Ana! Já li alguns estudos mais avançados sobre isso e achei bem interessante! Claro que não posso afirmar nem desafirmar nada, porém acho bem interessante. No tempo de Jesus, as pessoas que estavam extremamente doentes, constantemente passavam pela conhecida experiência de “quase morte” e essas pessoas não eram enterradas, eram colocadas dentro de grutas e já consideradas mortas! O caso de Lázaro ele estava nessa quase morte, mas sua fé inabalável em Jesus contribuiu para que ele ressuscitasse. Jesus tinha imensos conhecimentos à respeito de processos de cura e autocura, manipulando ervas e outras coisas. Praticamente ninguém tem esse tipo de conhecimento sobre Jesus! Eu adquiri através de diversos estudos e pesquisas!
      Uma sugestão bem bacana que te dou é procurar os evangelhos apócrifos, que falam muitas coisas interessantíssimas sobre Jesus!
      Concluo esse comentário reforçando o que sempre digo nos textos! Jesus é e sempre será minha maior referência na vida. Eu acredito que ele tenha sido o maior avatar de todos os tempos, fez uma verdadeira revolução do amor e transformou para sempre a história da humanidade!
      Se tivermos fé nele e na sua presença real em nós podemos realizar grandes milagres na nossa vida!
      Continue acompanhando o blog que virão ainda muitas reflexões inspiradas no mestre dos mestres Jesus!
      Grande abraço!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + três =