Blog do Leão

Memória de Leão – Talento e coração

222 12

Amigos, hoje no “Memória de Leão” vamos lembrar um título inesquecível. Tive o prazer de ter o campeonato de 1982 como o primeiro que acompanhei, e agora divido com vocês um pouco da emoção sentida naquele ano. Assim como em 2000, estávamos há 7 anos sem conquistar o estadual, o time formado pelo presidente Silvio Carlos era muito bom, venceu o 1o. e 2o. turnos e o Ferroviário do ponta Jorge Veras impediu o título arrastão vencendo o 3o. turno. No jogo final que poderia valer o título do Leão, o Ferrim venceu por 1×0 e forçou mais dois jogos: o primeiro foi 2×2 e o segundo e decisivo jogo foi esse baile que podemos ver agora: 4×0.

O detalhe interessante deste jogo fica por conta do saudoso treinador Moésio Gomes, na época, já com duas pontes de safena. Ele passou mal no início do jogo,  foi levado para o Hospital de Messejana e só ficou sabendo que foi campeão quando o médico que o atendia falou o resultado do jogo.

FORTALEZA 4 x 0 FERROVIÁRIO
Data: 12/12/1982
Campeonato Cearense
Local: Estádio Plácido Castelo
Público: 39.755 pagantes
Renda: Cr$ 11.252.950,00
Gols: Adilton 14, Roner 41/1º Adilton 20 e 35/2º
Árbitro: Wilson Carlos dos Santos/RJ
Assistentes: Joaquim Gregório e Luiz Vieira Vilanova
Expulsão: Meinha
FORTALEZA: Salvino, Alexandre, Pedro Basílio, Chagas e Roner; Nelson, Zé Eduardo e Assis Paraíba; Geraldinho (Militão), Adilton e Edmar (Romário) / Técnico: Moésio Gomes
FERROVIÁRIO: Hélio, Jorge Henrique (Ivan), Goés, Nilo e Luizinho; Meinha, Doca e Édson; Paulo César Cascavel, Betinho (Getúlio) e Jorge Veras / Técnico: Jáber Carvalho

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ct8dn-7CnXM[/youtube]

12 Comentários

  • Pablo Mesquita disse:

    Rapaz, não dá nem pra comentar! Como é gostoso ver o quanto este Tricolor de Aço, já proporcionou de alegrias a sua imensa torcida!
    Foram equipes simplesmente MARAVILHOSAS!
    Por isso, por tudo que já fez e ainda vai fazer por muitos e muitos anos, merece todo o nosso amor e dedicação, em especial agora, no enfrentamento do seu primeiro desafio do ano, retornar a série B!
    Então Nação Tricolor, vamos comparecer em massaaaaaaaa, a todos os jogos do Leão, e aderir disparadamente ao Sócio Torcedor!
    Bora Leão!

  • MAIORIA TRICOLOR disse:

    VAMOS LEÃO PULAR PARA A 1ª DIVISÃO EM 2013. SE DEUS QUISER. ..NÃO É COM CARROÇA HORROROSA E ESCURA, MAS COM UM TREM BALA SUPER COLORIDO E FELIZ!

  • fabio luis disse:

    Também foi meu primeiro jogo que assistir e foi logo o do título…

  • Falcão disse:

    EU ESTAVA NESSE JOGO, FOI O DIA DO SAUDOSO ADILTON. QUE NESSE JOGO FEZ 3 GOLS E LEVOU O LEÂO A SER CAMPEÂO!!!

  • Fábio Mota disse:

    Depois de alguns dias sem ler o Blog do Leão, vejo que terei de passar por aqui diariamente…está muito bom. Parabéns Elenilson!!!! Twitter: @fabiomota.

  • VALTERLAN disse:

    É por essas emoções que a torcida tricolor sempre deve acreditar no Leão de aço.

  • Tom Tricolor disse:

    Estava lá, entre as bandeiras tricolores da Fiel Tricolor, torcida organizada comandada por Emanuel Magalhães.

    O jogo mais emocionante deste campeonato, a meu ver, foi a decisão de um dos turnos contra o Ceará. Estávamos perdendo a decisão por 1×0. Perto do final, Assis Paraíba, do nosso timaço, perde um penalty fuzilando por cima. Faltando 15 segundos, o “Come Farinha” começa a contagem regressiva, comemorando o título do turno pelo rival. Aí, entra em cena a mística daquelas camisas: Pedrão Basílio se projeta pela direita, lança Adilton na área, que dá uma finta de corpo no zagueiro, levando o goleiro Lulinha no papo também. Golaço deste saudoso craque tricolor. Festa indescritível, inesquecível, inenarrável da Torcida do Tricolor de Aço no CasteLeão.

  • Amaury Feitosa disse:

    Belo título, embora eu não goste de cantar marra em cima do Ferrim querido de todos nós. Uma curiosidade: corrigindo a renda para a moeda de hoje esta daria algo em torno de R$ 370 mil, o que daria um valor de manos de 10 reais por ingresso. Hoje seguramente daria o triplo.

  • Amaury Feitosa disse:

    E tem outra, verifiquem que timaço tinha o Ferrim, o que muito valoriza nossa bela vitória. Que faça um time tão bom quanto aquele ano que vem, para o bem do futebol cearense.

  • neto gadelha disse:

    Já eu não era nem nascido, mas vi outras glórias do rei Leão do Brasil.

  • Francisco Monteiro disse:

    Eu nasci nesse ano de 1982 e, diferente de muitos dos amigos tricolores aqui, não vi esta conquista ao vivo. Obrigado Elenilson, bela excelente postagem!

    Já conhecia a história do campeonato, mas ler e ver em vídeo esse momento ser rememorado é sempre muito bom!

    Esse clube é muito grande. Saudações Tricolores.

  • Fred disse:

    Foi a primeira vez que eu vi meu Leão ser campeão; O Adilton acabou com o jogo. Inesquecivel…

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *