Blog do Leão

Memória de Leão – Passaporte carimbado

140 8

O ano era 2005. O Fortaleza fazia seu último jogo na capital cearense válido pela Série A daquele ano. O adversário? Nada mais, nada menos que o São Paulo, clube que se preparava para dentro de mais algumas semanas disputar o mundial no Japão, e ganhar.

O Castelão estava lotado com mais de 53 mil pagantes, mas foi impossível contabilizar o público total naquele dia, pois houve uma promoção que liberava a entrada de mulheres gratuitamente sem registrar nada nas roletas. Neste dia até o aroma do jogo ficou diferente, bem mais perfumado que o normal. Mas se foi agradável para nossos olhos e narizes, não podemos dizer o mesmo para os ouvidos. A cada ataque, de um time ou de outro, os gritos agudos davam o tom da “orquestra”. Até que aconteceu o momento do barulho ser deliciosamente ensurdecedor: um cruzamento de Rinaldo encontra o baixinho Clodoaldo na área sãopaulina e o, na época, matador só deslocou Rogério Ceni. Estava carimbado o passaporte do tricolor paulista para Tóquio. Inesquecível…

Fortaleza: Albérico, Ronaldo Angelim, Márcio Goiano e Erandir; Amaral, Dude, Paulo Isidoro(Marcelo Lopes), Lúcio e Giba; Alex Afonso(Clodoaldo) e Rinaldo (Fumagalli). Tec: Valdir Espinoza

São Paulo: Rogério Ceni, Cicinho, Lugano, Edcarlos e Júnior(Richarlyson), Flávio Donizete, Josué, Mineiro e Danilo; Amoroso(Grafite) e Christian(Thiago). Tec: Paulo Autuori

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7Mc3DC6ukrA[/youtube]

8 Comentários

  • O Aprendiz disse:

    Hoje revendo um pouco da História do Leão, encontrei esses dados sobre o título de 1927, acho que a turma do outro lado não lembravam mais: “Mantendo a base do ano anterior, 1927 foi mais um ano tranqüilo para o Fortaleza. Humberto Ribeiro sagrou-se artilheiro com nove gols, e novamente aconteceram muitas goleadas humilhando os adversários, como 4 a 0 no Maranguape, 9 a 2 no Brasil, 7 a 3 no Guarany, 7 a 0 no América e um 8 a 0 no Ceará, esta ocorrida no histórico dia 17/07/1927, com gols de Hildebrando (3), Pirão (2), Xixico, Humberto Ribeiro e Juracy. Até hoje, esta é a maior goleada no clássico cearense. O grande adversário daquela edição foi o Fluminense, único a não perder para o Tricolor. O time-base era Rolinha, Moacir e Correia; Hildebrando, Zezé e Calixto; Xixico, Roque, Humberto Ribeiro, Juracy e Pirão”.

  • Menezes disse:

    Quem, como eu, acompanha o Fortaleza desde as suas campanhas memoráveis e formações inesquecíveis, onde pontificavam jogadores do nível de um Pedro Basílio, Hamilton Melo, Lucinho e outros craques, vê uma equipe fraca como esta de 2011, que ficou em 7º num campeonato medíocre como o nosso. Mas o Phenix há de renascer das cinzas! Somo o fogo debaixo das palhas. Quando pensam que se extinguiu, ressurge em labaredas que não mais se apagam! Creiam, o 2º semenstre vai nos trazer alegrias, com as bênçãos de Deus, o trabalho do Grande Osmar Baquit e o apoio de uma grande torcida!

  • Menezes disse:

    Esse mesmo Coritiba que desclassificou o Ceará, apanhou de 3×1 do Fortaleza no tempo do quadrado de ouro do Moésio (1973). O primeiro gol ficou na memória: Hamilton recebe no meio do campo, estica uma bola para a Hamilton Rocha que corre e cruza com tanta força que chega ao outro lado, onde estava silvinho(ex-Vasco). Silvinho dá voltando para o meio, encontrando mamilton Melo, que recebe no peito, gira e, gaveta! Para mim, foi o melhor time que já vi jogar pelo Fortaleza: Lulinha, Louro, Basílio, Osiris e Ronner, Chinezinho. Lucinho, Zécarlos e Hamilton melo, Hamilton Rocha( Haroldo) e Silvinho(Geraldino)

  • Ronald Pinheiro disse:

    Elenilson, este foi o 2o maior público pagante da história do Castelão em jogos de clubes:55.461 PAGANTES. o 1o tambem foi do Leão de Aço,FEC 1 x 0 Icasa em 5 de maio de 2007 gol de Rinaldo:55.864 PAGANTES. e o 4o tambem foi do Leão:FEC 2 X 0 Criciúma:55.010 pagantes em 2002.
    Neste jogo contra o São Paulo FC,quando alguem argumentar que o SPFC estava poupando, com reservas:MENTIRA:Fortaleza:Albérico,Amaral(base),Ronaldo Angelim,Marcio Goiano e Giba.Dude,Erandir(base) ,Paulo Isidoro e Lucio>Marcelo Lopes.Rinaldo e Alex Afonso(Clodoaldo que foi o autor do gol). SPFC:Rogério Ceni, Cicinho, Donizetti,Ed Carlos,Lugano e Junior> Rhicharlysson.Danilo, Mineiro e Josué.Amoroso > Grafite e Thiago Ribeiro. Eu mato a cobra e mostro o LEÃO!!!

  • Rogério disse:

    Esse jogo está marcado e gravado na minha retina.Simplesmente inesquecível. Valeu Elenilson !
    Saudações Tricolores !

  • NETO FEC disse:

    O JOGO LEMBRO COMO SE FOSSE HJ, MUITAS SAUDADES DAQUELES TEMPOS QUE SE DEUS QUISER VOLTARAM. MUITAS SAUDADES TE COMPANHEIROS QUE ESTAVAM NESSE JG, AGORA NÃO ESTAM MAIS AQUI CONOSCO….MAS LA DE CIMA ESTÃO TORCENDO PELO NOSSO LEÃO…

  • Rubens disse:

    Belos tempos do Clodoaldo . O CasteLeão estava um verdadeiro Caldeirão . Coisas que só nós Tricolores de Aço sabemos fazer .
    Agora é a hora e a vez do PV servir como Nosso Caldeirão .
    Boraaaaaaaaaaaaaa Leãooooooooooooooooooooooo .

  • Otavio Castro disse:

    caro elenilson, foram jogos simplesmente fantásticos realizados pelo nosso amado tricolor de aço! Ainda não entendí pq não conseguimos permanencer por mais tempo, na serie A, pois n´so merecíamos! Bem, deixa pra lá, vivemos outros tempo, e a batalha agora é outra. Com a seriedade q a nova direção do clube está trabalhando e com a nossa ajuda, não tenho dúvidas que logo estaremos vivendo nova fase na história maravilhosa e incontestável do Grande Fortaleza Esporte Clube! quanto ao clodoaldo, é com uma enorme tristeza que eu vejo o caminho q escolheu! uma pena! A casa dele era o Fortaleza! tanto era admirado e até idolatrado pela MAIOR torcida do estado, quanto por todos que faziam o clube FEC!
    O cara era admirado até pelas torcidas rivais, pra vc ver o quanto o rapaz era carismático, além de um cracaço de bola! Pena, q jogou um futuro tão certo, por outros tão incertos!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − doze =