Bosco marcou época no gol tricolor

“Todo bom time começa por um grande goleiro”. Esta frase é uma das mais conhecidas no mundo do futebol e no nosso Fortaleza não poderia ser diferente.
Quem não lembra de Lulinha, Sérgio Monte, Jorge Pinheiro e Salvino? Este último, hoje, é treinador de goleiros do tricolor  e cumpre muito bem a missão de aperfeiçoar a técnica dos arqueiros leoninos.

Vamos dar um giro pelo mundo e descobrir por onde andam alguns dos nossos ex-arqueiros?

Na década de ouro que começou em 2000, tivemos a sorte de ter Palmieri e Maizena no elenco. Palmieiri encerrou a carreira em 2002 no ABC e depois disso tentou a sorte como treinador, cargo que chegou a ocupar no Ferroviário em 2003/2004, seu último clube foi o Colatinense-ES em 2008. Enquanto Maizena fixou residência na capital cearense, montou negócio próprio e hoje disputa partidas de showbol.
A campanha do acesso em 2002, o título cearense de 2003 e a maioria dos jogos da Série A daquele ano foram marcados pelo pegador de pênaltis: o cearense Jeferson. Jeferson continua jogando no futebol local, atuando pelo Horizonte.
Já em 2004, o “paredão” que marcou época foi Bosco, responsável por vários pontos ganhos na campanha do acesso, também se destacou jogando a Série A.  Em alguns jogos foi substituído por Albérico que ficou famoso por defender um pênalti de Rogério Ceni no empate em 1×1 contra o São Paulo no Morumbi. O detalhe é que no jogo final do campeonato cearense de 2005, Bosco estava machucado e Albérico assumiu a titularidade parando o então “Caçador de Leão”, o atacante Alcimar do Icasa, que neste jogou passou em branco e viu o Leão ser campeão. Até este ano, Bosco estava na reserva do São Paulo, mas não teve seu contrato renovado,  e Albérico encerrou sua carreira em 2008 no Campinense.
E pra finalizar este quadro de lembranças recentes, chegamos na campanha do Tetra. Quatro títulos, quatro heróis diferentes: em 2007, Getúlio Vargas, jovem goleiro que veio do Flamengo. Em 2008, Tiago Cardoso fechou o gol tricolor e garantiu o bi. Em 2009, Douglas, revelado no Pici, garantiu o tri com defesas sensacionais. E em 2010, Fabiano se agigantou na decisão por pênaltis e nos deu o tetra contra o maior rival.
Hoje, Getúlio Vargas joga no Orlando Pirates da África do Sul, Tiago Cardoso está no Santa Cruz e pode ser campeão da Série D, Douglas está no Vitória-BA e Fabiano está a um passo de conseguir o acesso para a Série B com o América-RN.

Há a expectativa da formação de um bom time em 2012. Vamos torcer para que o camisa 1 do nosso time seja do nível destes citados acima.

About the Author

Elenilson Dantas

Torcedor do Fortaleza EC, O Leão do Pici,o Clube da Garotada. O time daquelas camisas

View All Articles