Blog do Leão

O machado de Assis

1481 34
Assisinho, suspenso pelo terceiro amarelo, não joga contra o Cuiabá.

Assisinho, suspenso pelo terceiro amarelo, não joga contra o Cuiabá.

 

Caros amigos, no próximo domingo teremos mais um daqueles compromissos que nos trazem a preocupação de tentar suplantar a tal da cancela. Desta vez será contra o Cuiabá, no distante Mato Grosso, onde encontramos paisagísticas matas pantaneiras.
E fora de casa, enfrentamos adversários que têm perante nossos atacantes, defesas densas como uma floresta. E pior, neste confronto não teremos o machado de Assisinho que abre com competência espaços nessas densas defesas rivais.
Aproveitando e brincando seriamente com os trocadilhos, torço para que nosso treinador LCM, se inspire em Machado de Assis, e encontre entre obras como Ressureição, a inspiração para o sucesso e o ressurgimento leonino. Aliás, LCM deve ter esperado ler até o final o romance A mão e a luva para poder decidir trocar João Carlos por Flávio no gol tricolor. Enfim, para transformar a história tricolor na Série C deste ano em Poesias Completas, será preciso fazer como Bento Santiago fez em Dom Casmurro, tentando unir as duas pontas da vida, relembrando e revivendo os momentos de glória há bem pouco tempo presente no dia-a-dia da nação leonina, que comemorava vitórias dentro e fora de casa, em estádios grandes ou pequenos, casa nova ou Casa Velha.
Se fizermos o que podemos, tenho certeza que no final não estarei aqui imitando Brás Cubas, escrevendo depois de morto sobre minhas póstumas memórias.

Avante, Leão!!

 

34 Comentários

  • Antonio Oliveira disse:

    Pôxa como o maestro ELENILSON está inspirado hoje. Beleza de blog. Voltando ao jogo. Se o desbravador assisinho não pode ir pro jogo, coloca o Celsinho que tambem sabe abrir buraco na defesa adversária. É só o home escalar o time direitinho. Não fazer besteira e enxergar o jogo. Peças tem é só saber usa-las.

  • Carlos Cavalcante disse:

    O que a torcida espera é que com a ausência do Assisinho ele não repita àquela formação contra o Treze, deixando o Waldison isolado na frente e a gente chamando o adversário para o nosso campo.

    Porque aí meu amigo é pedir para perder (mais uma vez). Joga o Robert logo de início para segurar os zagueiros deles lá trás, junto com o Waldison na frente.

    Alô LCM, não repita o mesmo time que jogou contra o Treze, pode ser até que dê certo, mas a torcida e vc mesmo já sabe que se pode se repetir a mesma história, aí depois não reclame da torcida que lhe critica por não saber armar o time.

  • DOMINGOS LEÃO disse:

    Parabéns Elenilson, se mostrando bem letrado. Agora o que me preocupa é essa conversa de jogo contra o Sampaio Correa. Desde segunda que já ouço isso no programa do Emanuel. Tudo bem que tem que ter organização pra facilitar a vida dos tricolores, mas gente ainda temos o Cuabá pela frente. Eu até já postei que tem que atropelar pois nossa tradição é muito superior, mas daí a dizer que já ganhamos!!
    Pois já estamos tratando o último jogo como sendo o da classificação, ou pior como sendo o da classificação em primeiro ou segundo lugares. Pessoal os times estão nivelados. Somente nossa tradição e a do Santra Cruz se sobresaem. Vamos com calma. Vamos ganhar primeiro do Cuiabá, ou pelo menos empatar. Depois pensamos no Sampaio. Foi por essas que tivemos a desgraça contra o Oeste. ST.

  • Fred disse:

    O Assisinho vai fazer muita falta, mas espero que a mesma sorte que abençoou o pé do Eduardo Luiz, abençoe quem entrar no lugar do nosso atacante.

  • Carlos Augusto disse:

    Camarada, que beleza de blog! Parabéns! Quanto ao jogo, agora que, finalmente, ganhamos da peste da Luverdense, acredito numa vitória do tricolaço lá naquela terra fresquinha…Saudações tricolores.

  • João Ximenes disse:

    QUE É ISSO EM ELENILSON !?

    B R I N C A D E I R A !

    Isso me fez lembrar BRANXÚ.

    BRANXÚ era um pensador sem pensamentos que costumava falar coisas do tipo: QUEM NASCE PRA SER CALANGO NUNCA CHEGA A JACARÉ” ou “DA COR QUE É AS ASAS, É O BICO”, ou até mesmo ” A ORDEM DOS TRATORES, NÃO ALTERAM O VIADUTO” e ninguém entendia patavinas de seus palavriados.

    Contrário da “trocadilhada” usada nesse POST.

    BELEZA mesmo !

    Mas o CUIABA, como bem diz aí o DOMINGOS LEÃO está em primeiro plano.

    Melhor ser um MACHADO DE ASSIS ou BRÁS CUBAS, que escreviam coisas com mais sentido – primeiro o primeiro. Depois vamo pro segundo, sem pensar no terceiro -, que BRANXÚ, que de tanto olhar pra frente, só perdeu pro GERARDO BASTOS que descobriu que: UM PNEU, É UM PNEU.

    CUIABA depois SAMPAIO.

    A ordem dos fatores aí, pode alterar o produto(pontuação) no final !

  • H.ROMEU disse:

    Parabéns ao Elenilson pelo inteligentíssimo texto. Sobre futebol, acho que LCM deve limitar suas preocupações em formatar melhor o meio-de-campo e achar um ala esquerda. Ótima opção é deixar o Adalberto lá. Goleiro, defesa e ataque já estão definidos. Na ausência do Assis, colocar um homem de frente para dialogar com Waldison e Robert. Talvez o Celsinho seja esse homem. Em Cuiabá, devemos jogar com cautela, na base do banho-maria, cozinhando o adversário, esperando qualquer vacilo para matar o jogo. Se o Leão ganhar em Cuiabá, o jogo do Sampaio Corrêa deve ser no Casteleão, com promoção de preço de ingresso, para sacramentarmos a classificação ao mata-mata e de quebra uma boa renda para oxigenar as combalidas finanças. Sem medo de ser feliz.

  • francisco maciel disse:

    quando vai começar as vendas dos ingressos para o jogo fortaleza x sampaio corrêa

    Elenilson Dantas
    Semana que vem. O foco desta semana é o jogo contra o Cuiabá

  • Flávio Leão disse:

    Na verdade, Elenilson, como eu sou bairrista e em alusão ao Maior Romancista Brasileiro, o Cearense José de Alencar, queria ver no nosso Fortaleza Esporte Clube com sangue guerreiro como em “O Ubirajara”, com a alma destemida de “O Guarani”, com o espírito aventureiro de “Iracema”, com racionalidade como em “O Gaúcho” para então poder chegar ao mata-mata em “Cinco Minutos”, depois à Série B dissimuladamente como “A Viuvinha” e, finalmente, com uma dedicação de uma “Senhora”, chegar ao seu merecido lugar que é a Série A, que seriam então “As Minas de Prata” para os cofres Leoninos. Saudações mais Tricolores do que nunca.

    Elenilson Dantas
    Muito bom 🙂

  • Uma vitória lá não vai ser fácil. Principalmente porque eles lutam para tentar se livrar do rebaixamento. Mas temos condições de surpreende-los. O grupo tá unido e vem treinando forte. O Meu time seria FLÁVIO, BOIADEIRO, EDUARDO, CHARLES, ADALBERTO, ESLEY, JACKSON CAUCAIA, DANILO RIOS, CELSINHO, WALDYSON, ROBERT. Tem ainda boas opções no banco que durante o jogo podem ajudar a trazer esses pontos importantíssimos. De repente Eu acredito! VAMOS SUBIR LEÃOOOO!

  • Antonio Oliveira disse:

    Se conseguimos quebrar o tabu ganhando do Luverdense, porque não acreditar tambem na primeira vitoria fora? Acho que chegou a hora.

  • Marcos disse:

    Acredito que o substituto do assisinho deveria ser o Robert. Acho que o LEÃO deveria jogar com dois volantes: weslei e heleno ou Caucaia (eu acho que o lado bom do Caucaia é a marcação e não a armação. falando taticamente está mais para o weslei do que do guaru. Ele só fez 1 gol em dois anos de FORTALEZA). Com isso pode jogar com dois meias e dois atacantes. Quando o Assisinho voltar pode até pensar em jogar com 1 meia e 3 atacantes. Elenilson: já está confirmada a informação do local do jogo com o sapaio?

    Elenilson Dantas
    Sim, Fortaleza x Sampaio Correa será no Castelão

  • Amaury disse:

    Antes deste temos um jogo importante hoje a observar que é o do Rio Branco contra o Santa Cruz que pode assumir a liderança e nos colocar em segundo, o que embola mais o grupo.
    Entendo que devemos jogar fechados com duas linhas de quatro, os laterais mais fixos e subindo apenas um de cada vez. Substituir Donizete que está mal demais, ou se tiver de ir com ele fazer boa cobertura pois é nas costas dele que levamos a maioria dos gols e LCM não vê. Eu colocaria dois volantes pegadores (Jackson Silva e Heleno, com Esley no primeiro combate e Guaru na meia), no ataque deixava bem na frente para prender três deles Robert e Waldisson. Aí dependendo do desenrolar do jogo usaria as substituições corretas.
    Elenilson neste futebol movido a literatura o Vladiérisson seria a Capitu? Como já programam o Estadual de 2014 ele e o Almeidinha acusados publicamente e celebrizados tristemente como agenciadores de jogos do recordista de araque de seis títulos falsos apitarão os nossos jogos? Olho vivo e logo, o concubinato parece que continua firme pelo que o Icasa pode ver. Pena que nunca apuraram a marmota e os citados não adotaram a providência certa que seria de processar o detrator, por que não fizeram isto? Freud ou Machado de Assis explicariam? Não dudive.

  • Shanara disse:

    Eu também sou mais jogar contra o Cuiabá, nos contra-ataques, como todo time joga fora de casa. Assim como sou mais da criação e divulgação da legítima linguagem brasileira que é a Tupi-Guarani do estupendo jurídico José de Alencar do que da importação do Realismo francês do Machado de Assis.

  • Rogério disse:

    Que a sorte continue nos bafejando !
    Saudações Tricolores !

  • Amaury disse:

    Falando de literatura há lugar para todos: leiam o nosso genial Alencar e suas lindas figuras de sintaxe, leiam Machado e leiam Victor Hugo, leiam Saramago o mago da escrita heterodoxa, leiam Josué Montelo descrevendo um Brasil século XIX, leiam Graciliano Ramos com seu realismo sertanejo e fatal e leiam a grande Rachel a nossa heroína do sertão. Quem lê nunca está só.
    Mas rezemos para o nosso Leão, a ele toda a força e toda glória.

  • João Ximenes disse:

    Quem quer indicar um BARZINHO(local) pra gente – de galera – assistir Cuiaba X FORTALEZA ?
    A gente avisa pra TV DIÁRIO e de repente ela aparece por lá.

    Lembrar do MOTORISTA DA VEZ !

    Seria legal um encontro da GALERA TRICOLOR do BLOG DO LEÃO!

    TAÍ ELENILSON. PORQUE TÚ NUM ORGANIZA UM ENCONTRO DESSES ?
    Nóis RACHA A CONTA MEU .

    Se não agora… que tal nos MATA-MATA ?

  • valterlan disse:

    Pelo que ouvi o tecnico vai toda fechado, fez um ferrolho de 3-5-2, tomara que dê certo.

  • Helio disse:

    Vamos acabar com esse negócio de respeitar adversários mais fracos. Se for com esse lance de se defender antes para atacar depois, é caixão e vela preta! Tem é que fazer o mesmo que fizemos com o Cuiabá aqui no PV: 3 x 0. Acho que o Fortaleza esse ano vai pra Serie B apesar do LCM. Tem elenco e Deus está conosco. FORTALEZA, EU ACREDITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Yuri disse:

    TÔ DENTRO, João Ximenes, vê se dá tempo para agilizar todos esses LEÕES do Blog. S.T.

  • João Ximenes disse:

    TÔ SÓ CATANDO:

    Ó os relacionados pro jogo em Cuiaba:

    Goleiros: Flávio e João Carlos
    Zagueiros: Charles, Fabrício e Eduardo
    Laterais: Guilherme Lazaroni, Léo Rodrigues e Boiadeiro
    Volantes: Joilson, Jackson Silva, Esley, Heleno e Jackson Caucaia
    Meias: Celsinho e Alex Maranhão
    Atacantes: Robert, Ruan e Waldison

    2 meias somente. Deve usar 1 deles(CELSINHO).

    Ou será que ele vai encher o meio de volantes(são 5).

    Não tão aí: DONIZETE(lumbriga), RIOS(que parece tá bebendo no mesmo copo do Donizete), GUARUZIN, a fora os que nós GRITAMOS, GRITAMOS… mas nosso técnico/treinador faz de conta que tá nem aí.

    CADÊ OS MENINOS QUE ENTRAM E INCENDEIAM O JOGO PROFESSOR ?

    E onde tá o CHUVA ? serve não ?

    MARANHÃO DE VOLTA.

    Antes da contusão do ALEX MARANHÃO, onde a gente ficou só com ELE de MEIA, dizia EU, que achava, seria ele a solução da MEIA ESQUERDA do time.
    CONTINUO COM O MESMO PENSAMENTO.
    A fora a falta de ritimo – que é necessário para um bom desempenho – , nosso técnico/treinador deve ir colocando ele aos poucos, que é pra adiqirir o referido.
    Ritimo de treino não é base para ritimo de competição.
    Na minha opinião, comparando ele com o RIOS que vem jogando, quando deveria ser o CELSINHO – pelas apresentações feitas até agora -, sou mais o MARANHÃO.

    E o time ???????

    Flávio, Boiadeiro, Eduardo, Fabricio, Charles; Heleno, Esley, Caucaia, Celsinho; Waldson, Robert ???????????????????

    Pela RELAÇÃO de jogadores… COLOCARIA ESSE TIME !

  • Rogério disse:

    Excelente ideia João Ximenes ! E aí Elenilson topas ?
    Saudações Tricolores !

    Elenilson Dantas
    Minha logística pro domingo é meio complicada. Quando não tem jogo aqui sou obrigado a assumir outros compromissos 🙂

  • Flávio disse:

    Até que tá bom o time que o Luis Carlos Martins quer levar para o Mato Grosso, mas tem sempre que lembrar para o Esley não ser expulso, podendo utilizar o Dico ou o Edinho nesse time, cara. O goleiro deve ser mesmo o Flávio, né? vai que o João Carlos queira botar a bola de novo pra dentro de sua própria trave? nã. Ainda bem que seus familiares não se mudaram de Brasília para Cuiabá. Saudações tricolores. E vamos prá cima deles.

  • Completamente Sem Cabimento ( CSC ) disse:

    Elenilson. Nunca vi um negócio desses, os diretores canalenses tudo roubando e a torcida deles não tão nem aí. Só se importam com os jogos do Rei Leão. C.S.C. – Completamente Sem Cabimento.

  • H.ROMEU disse:

    LCM parece que está lendo nossas postagens neste Blog. Até que enfim, Guaru e Rios nem relacionados foram para Cuiabá. LCM está formatando um time ideal para esse jogo, em que precisamos usar de inteligência e paciência. Cuiabá, necessitando da vitória para sair da zona de rebaixamento, por certo virá pra cima, querendo o gol a todo custo. Aí, LCM deverá ser inteligente e pedir para o pessoal cozinhar o jogo, sem pressa, errando o mínimo de passes, para não dar vacilos. Marcar o adversário no meio-de-campo, com dois volantões, Esley e Heleno e talvez até Charles, deixando a criação com o Caucaia (aí mora o perigo!). Boiadeiro e Chuva deverão ter mais liberdade para contra-atacar pelos lados e alçar bolas para Robert e Waldison. A intenção de LCM é a melhor possível. Se dará certo, só os deuses do futebol dirão. Vamos torcer. De uma coisa tenho certeza: O FEC não será um time preguiçoso.

  • João Ximenes disse:

    TÔ SÓ CATANDO I:

    “Santa Cruz vence o Rio Branco e tira o Fortaleza da liderança do grupo A da Série C.

    Mesmo sem jogar, o Fortaleza caiu na tabela. Em jogo atrasado do grupo A da Série C, que finalmente igualou o número de jogos entre todas as 11 equipes, o Santa Cruz bateu o lanterna e já rebaixado Rio Branco por 2×0, na noite desta quinta-feira (3), no estádio Florestão, no Acre.
    Com o resultado, o time pernambucano ultrpassou o Tricolor do Pici na tabela, chegando aos 31 pontos e assumindo a liderança isolada do grupo. Os gols da vitória da equipe coral foram marcados no 1º tempo. ”
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    Ó AÍ ! aconteceu o que estava previsto.

    Mais que nunca precisaremos ter paciência e cabeça no lugar, que é pra ficar-mos por alí entre os 4 que seguem.

    SEGUNDO ainda entra !

    TAMO DENTO !

  • Antonio Oliveira disse:

    Meus caros colegas JOAO XIMENES e FLAVIO! Esqueçam de pedir ao treinador pra escalar os jogadores daqui. Tá descartada esta ideia. Se o técnico/treinador soubesse ler o jogo, lançava Celsinho pra jogar no contra-ataque. É rápido e driblador. Tenho certeza que o técnico adversário não iria deixar só um marcador pra marca-lo. Mas como nosso técnico/treinador é muito inteligente, saberá o que fazer. Espero!

  • Antonio Oliveira disse:

    Tomara que o time tenha deixado aquela preguiça e vontade de não ganhar, aqui nas praias de Fortaleza.
    BOA SORTE REI LEÃO.

  • Rubens disse:

    Eu não tenho medo do Cuiabá , e sim , do LCM.
    Treinador retranqueiro e covarde .
    Fabrício ( esse sim o verdadeiro Amarelão ) e o tal de Caucaia , pelas barbas do profeta .
    Alex Maranhão > depois de alguns meses parado ?! E o ritmo de jogo , será que não conta não ?!
    Vou parar por aqui , mas antes , FORA LCM , FORA BAQUIT .

  • Marcos disse:

    Tinha a esperança do FORTALEZA jogar parecido com o jogo passado ou seja: Com a saída do Heleno para a entrada do Guaru jogava no 4-4-2 tendo no meio de campo 2 volantes e dois meias; depois no segundo tempo saiu 1 meia para a entrada do Robert, passando para o 4-3-3. Mais o LCM fez pior tirou o meia e colocou 1 zagueiro. Todo treinador insiste de falar que o Caucaia é meia, mas ele tem características de segundo volante. Ele está muito mais para “substituir” o weslei do que o Guaru, por exemplo. As únicas boas partidas, inclusive a passada, do Caucaia foi quando ele estava de segundo volante ou até mesmo de lateral, mas como o único homem de armação, sempre foi um desastre. Pra mim o LEÃO vai jogar com 3 zagueiros, 2 laterais, 3 volantes e 2 atacantes. Espero que der certo.

  • João Ximenes disse:

    TÔ SÓ CATANDO II:

    “Estou procurando montar a equipe de acordo com as características do adversário e do seu campo. Fiquei até meia-noite assistindo a um DVD de como joga o Cuiabá e observei que eles possuem uma equipe alta, que força o jogo aéreo em um campo pequeno. Por isso estou trazendo o Fabrício de volta ao time, pois é um jogador alto e pode ajudar nesse aspecto”,
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    Esse é nosso técnico/treinador em entrevista coletiva.

    Se o Cuiabá for só isso aí – jogo aéreo e explorar bem o tamanho do campo lá -… mais um motivo pra segurar eles lá atrás(em seu campo).

    “Bota mais gente do meio pra frente professor !”

    Tira 1 dos laterais(CHUVA) que até sem ritimo de jogo tá !!!!!!

    Depois diga que não avisei.

  • Amaury disse:

    Lamentavelmente os moderadores do blog GOL estão permitindo que psicopatas fanáticos, criminosos ousados, façam das páginas seculares e tradicionais de OPOVO o valhacouto de suas insanidades e canalhices, além de crimes. É triste ver tricolores participarem daquele espaço totalmente manipulado e controlado por péssimos profissionais, jornalistazinhos de quinta que sequer sabem a diferença entre liberdade de expressão e crime de difamação. É doloroso ver um jornal de tanta tradição servir de chiqueiro e ser avacalhado por seus próprios profissionais que sem nenhuma ética se comportam como torcedores fanáticos a permitir tanto descalabro, vergonha e conluio de crimes. Não demora muito e estes criminosos acolitados transformarão o jornal de maior tradição do Estadio num puteiro. Que vergonha.

  • Tom Tricolor disse:

    Tomara que dê certo, mas a meu ver esse treinador está completamente maluco. Em tese, iremos no ineditíssimo sistema 8-0-2.
    Para acabar de lascar, me vem com Alex Maranhão que está a meses sem jogar, como opção.
    Mas eu vou torcer. Ah! como eu vou torcer para que ele esteja certo, e faça jus ao título de “Rei do Acesso”.
    Valhei-me Deus, Nossa Senhora e o Espírito Santo!

  • Antonio Oliveira disse:

    Õ meu caro AMAURY! Faça como eu. Não visite aquele blog. Andei comentando algumas vezes lá, mas como vi a imundice, parei de postar. Eu era tambem assinante daquele jornal, mas deixei de ser. Nã nos misturamos com eles que muito mais saudavel.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *