Lyoto Machida perde por pontos para Phil Davis, quebrando sequência de vitórias no UFC. (Inovafoto/UFC)

Lyoto Machida perde por pontos para Phil Davis, quebrando sequência de vitórias no UFC. (Inovafoto/UFC)

Lutando pela primeira vez no Brasil, Lyoto Machida foi derrotado pelo americano Phil Davis, por decisão unânime. O resultado gerou polêmica e reclamações do carateca, do público presente no ginásio HSBC Arena e até do presidente do UFC.

Após os três rounds equilibrados da segunda luta mais importante do UFC Rio 4, os juízes decidiram por vitória de Phil Davis (29-28, 29-28, 29-28) e causaram polêmica. Na entrevista logo após a derrota, Lyoto não escondeu a frustração. “Eu, sinceramente, não sei qual é a regra do UFC, não sei o que eles estão julgando. Eu acho que se eu perguntar, o grito da galera vale por si só”, disse o brasileiro, enquanto o público vaiava o resultado apontado no duelo e o vencedor do combate.

A derrota do brasileiro também foi contestada por Dana White, via twitter. “Uau!!! Eu dei vitória do Machida nos três rounds, mas é isso o que acontece quando você deixa (a decisão) para os jurados”, escreveu o dirigente.

A insatisfação continuou também durante a entrevista coletiva realizada logo após o evento, com o paranaense criticando a decisão. “É difícil falar depois do que aconteceu nesta noite. Não sei qual é o critério que os juízes utilizam, eu não sei se é uma luta de westriling ou uma luta de MMA. Em nenhum momento quero criticar o Davis, ele é um ótimo lutador mas estou criticando o critério dos jurados”, desabafou o lutador.

Com o resultado, Lyoto, que estava à uma vitória da disputa pelo cinturão dos meio-pesados, agora se distancia do título e perde a oportunidade de enfrentar o vencedor entre o campeão Jon Jones e o sueco Alexander Gustafsson.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles