Brasileiro enfrenta Takenori Sato | Foto: UFC/Divulgação

Brasileiro faz luta principal do UFC Fight Night 40 | Foto: UFC/Divulgação

Nesta sexta-feira, 9, Erick ‘Índio’ Silva encara o primeiro desafio para o combate contra Matt ‘Immortal’ Brown: a balança. A pesagem começa às 17h. O brasileiro enfrenta o norte-americano na luta principal do UFC Fight Night 40, em Cincinnati, nos Estados Unidos, neste sábado, 10. Com quatro vitórias e três derrotas no UFC, fica uma pergunta sobre a carreira do capixaba: ele ainda é uma promessa ou já é realidade?

Erick é um nome bastante observado no peso-meio-médio (até 77 kg). A expectativa era que ele estivesse, atualmente, perto de alcançar o posto de desafiante. Porém, Silva ainda luta para se firmar como um grande nome da categoria. Considerado o novo talento da X-Gym, a entrada do capixaba no Ultimate gerou esperança de resultados positivos.

Até o momento, o brasileiro apenas oscilou e ainda não empolgou. Sempre quando Erick sobe ao octógono, cria-se a expectativa que ele saia de lá com uma grande vitória: nocaute ou finalização da noite. De fato, todas as vitórias dele no Ultimate terminaram sem precisar da decisão dos juízes.

Das quatro vitórias, duas foram por nocaute e duas por finalização. As três derrotas ocorreram por nocaute, decisão unânime e desclassificação por golpe ilegal.

Vamos avaliar os resultados de Erick. Ele poderia ter cinco vitórias no cartel, se Mário Yamasaki não o tivesse desclassificado por golpe ilegal na luta contra Carlo Prater. Todas as vitórias do brasileiro foram conquistadas com personalidade e tranquilidade.

Além do resultado negativo contra Prater, Erick perdeu para Dong Hyum Kim e Jon Fitch. Contra o ex-UFC, o capixaba foi vítima do jogo ‘amarrão’ do norte-americano. Na luta inteira, Silva ficou preso por Fitch. Já contra o sul-coreano, o atleta do X-Gym dominava o combate, quando Kim acertou um cruzado certeiro.

Por que Erick ainda é contestado? Porque quando Silva enfrentou um adversário mais credenciado na divisão, ele perdeu. Dong Hyum Kim e Jon Fitch eram os lutadores que colocariam o capixaba no caminho do cinturão. Agora, o UFC dá mais uma vez um oponente duro para o brasileiro ficar nas ‘cabeças’ da categoria.

Minha aposta

Matt Brown gosta de trocação. 11 vitórias foram conquistadas por nocaute. Com o norte-americano não tem ‘meio termo’. Acredito que Erick tem uma leve vantagem diante do norte-americano. O caminho para o triunfo contra o ‘Immortal’ é levar para o chão. Silva deve entrar para esse combate com jiu-jitsu e wrestling afiadíssimo.

Não será uma tarefa nada fácil vencer Brown. Caso consiga o triunfo, Erick pode começar a sonhar mais alto. Matt vem de seis vitórias seguidas, sendo as quatro últimas por nocaute.

Mesmo com Matt Brown vivendo uma grande fase na carreira, aposto minhas fichas em Erick ‘Índio’ Silva.

Erick Silva possui 16 vitórias, quatro derrotas e um ‘no contest’ na carreira. Matt Brown tem 18 vitórias e 11 derrotas.

UFC

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles