Clube da Luta

Chegou a hora: Amanda Nunes pode ser a primeira brasileira a desafiar Ronda Rousey pelo cinturão do UFC

Amanda emplacou duas vitórias consecutivas no Ultimate - Foto: UFC/Divulgação

Amanda emplacou duas vitórias consecutivas no Ultimate – Foto: UFC/Divulgação

O Brasil entrou de vez na rota do cinturão do peso-galo feminino. Com três brasileiras no Ultimate, uma ganhou mais destaque que as demais. Amanda Nunes, a ‘Leoa’, vai enfrentar Cat Zingano no UFC 178, dia 27 de setembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O combate vale o ‘title shot’, ou seja, o posto de desafiante ao cinturão de Ronda Rousey. A baiana de mãos pesadas é a primeira representante do país a chegar perto de desafiar a loirinha campeã.

O caminho até Zingano foi construído com duas vitórias avassaladoras no Ultimate. Natural de Salvador, Amanda estreou no UFC nocauteando Sheila Gaff no primeiro round, em agosto de 2013. Depois foi a vez de Germaine de Randamie sentir o peso da mão da Leoa, também no primeiro round, em novembro de 2013.

Os desempenhos da brasileira renderam a chance de uma luta contra uma top da categoria: Cat Zingano. A norte-americana está invicta na carreira com oito vitórias. A ‘Alpha’ venceu Miesha Tate em abril de 2013 e seria treinadora do TUF 18 ao lado de Ronda Rousey. Porém, uma lesão no joelho tirou a garota de Colorado do caminho da campeã. Na época, mesmo vindo de derrota, Miesha substituiu a lutadora no reality e enfrentou a dona do cinturão.

Se Amanda passar pela barreira ‘Cat Zingano’, veremos a primeira brasileira em uma luta pelo cinturão do UFC. De fato, ‘Alpha’ será a maior adversária da carreira da Leoa. Com jogo completo, a norte-americana enfileirou quatro oponentes por nocaute, três por finalização e uma caiu por decisão.

Nunes tem punhos pesados e rápidos que podem surpreender Zingano. Mas, para vencer a favorita de Colorado, a baiana precisará de muito mais. O wrestling, o jiu-jitsu e o clinch devem estar afiados para não abrir espaço para Cat.

A Leoa tem um cartel de nove vitórias – oito nocautes e uma decisão – e três derrotas – um nocaute, uma finalização e uma decisão.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *