Clube da Luta

Entrevista: potiguar Claudinha Gadelha inaugura peso palha do UFC de olho em cinturão

Gadelha está invicta no MMA. Foto: UFC/Divulgação

Gadelha está invicta no MMA. Foto: UFC/Divulgação

* Matéria publicada nesta quarta-feira, 16, no caderno de esportes do jornal O POVO

A brasileira Cláudia Gadelha, mais conhecida como ‘Claudinha’, está pronta para fazer história no Ultimate Fighting Championship (UFC) e inaugurar a categoria do peso palha feminino (até 52 kg). Natural de Mossoró (RN), a nordestina faz nesta quarta-feira a primeira luta do UFC Fight Night 45: Cerrone x Miller, em Atlantic City (EUA), contra a finlandesa Tina Lahdemaki. Vencendo a adversária, ela pode ir direto para uma disputa de cinturão. Além da potiguar, mais seis brasileiros lutam no evento: Edson Barboza, Lucas Mineiro, Gleison Tibau, Hugo Viana, Leonardo ‘Macarrão’ e John Lineker.

Invicta na carreira de MMA com 11 vitórias e tricampeã mundial de jiu-jítsu, Claudinha chega ao UFC com status de estrela do peso palha. Na franquia americana, as mulheres já brilham na categoria peso galo (até 61 kg), da campeã Ronda Rousey. “Me sinto ótima e pronta para isso. Tenho meus pés no chão, sei que será apenas minha primeira luta no evento, mas quero fazer história por lá. Quero vencer todo mundo, ser campeã, gravar meu nome na história do esporte”, disse em entrevista ao Blog Clube da Luta/O POVO.

+ Lucas Mineiro quer alcançar terceira vitória consecutiva no UFC: ‘Posso nocautear no primeiro round’

+ Entrevista: Gleison Tibau quer bater recordes de lutas do UFC e revela o que ainda falta na carreira

A dona do cinturão do peso palha sairá do confronto entre as finalistas do The Ultimate Fighting (TUF) 20 – reality show do UFC, nos Estados Unidos – que será realizado em 27 de dezembro, em Las Vegas. A potiguar foi chamada a participar do programa, mas recusou devido à dificuldade de permanecer no limite da divisão por seis semanas, já que ela precisa perder muito peso para atingir os 52 kg exigidos. Mesmo sabendo que está perto de desafiar a futura dona do cinturão, Claudinha só pensa na atual adversária.

“Me preparo para essa luta há muitos anos, desde que decidi que seria lutadora e tinha o sonho de lutar no UFC. Não me preocupo com o que Tina tem, quero colocar em ação o meu plano e fazer uma grande luta.”

+ Vídeo – Aquecimento UFC Fight Night 45 #1: finalizações de Jim Miller

+ VÍDEO: Hugo Wolverine ‘incorpora’ o personagem e rouba a cena na pesagem do UFC Fight Night

A adversária da potiguar também tem um cartel invicto de cinco vitórias. Claudinha garante que estudou bem o jogo de Tina, que “defende bem as quedas e não troca muito em pé”. A norte-americana venceu uma por nocaute, duas por finalização e duas por decisão dos juízes.

“Estou confortável para lutar em qualquer área, na trocação ou derrubando para trabalhar meu jiu-jitsu. O mais importante é a vitória, e é isso que vou buscar, seja no primeiro, segundo ou terceiro round.”

Desde que as mulheres foram contratadas para lutar no Ultimate, elas não decepcionaram. O sucesso foi tanto que o chefão do UFC, Dana White, resolveu criar uma nova categoria feminina na organização e uma edição do TUF somente para lutadoras até 52 kg. A atleta da Nova União acredita que a divisão do peso palha repetirá o triunfo do peso galo.

“Com certeza, serão lutas que todos vão curtir. Muita gente acreditava que as mulheres não teriam sucesso no UFC, que as lutas não seriam boas, mas tivemos grandes lutas, vários embates marcantes e que conquistaram o respeito dos fãs. No peso palha não será diferente, podem apostar.”

UFC Fight Night 45: Cerrone x Miller
Atlantic City, Estados Unidos | Horário: 19h30
Card Principal
Donald Cerrone vs. Jim Miller
Edson Barboza vs. Evan Dunham
Leonardo Mafra vs. Rick Story
Joe Proctor vs. Justin Salas
John Lineker vs. Alptekin Ozkilic
Lucas Martins vs. Alex White
Card Preliminar
Pat Healy vs. Gleison Tibau
Jessamyn Duke vs. Leslie Smith
Aljamain Sterling vs. Hugo Viana
Yosdenis Cedeno vs. Jerrod Sanders
Claudinha Gadelha vs. Tina Lahdemaki

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *