Jacaré ataca Francis Carmont no UFC Fight Night 36 - Foto: William Lucas

Jacaré ataca Francis Carmont no UFC Fight Night 36 – Foto: William Lucas

O peso médio Ronaldo Souza, o Jacaré, entra hoje no octógono do Ultimate Fighting Championship (UFC) para fazer a luta mais importante da sua carreira. O capixaba de Vila Velha, Espírito Santo, enfrenta o armênio Gegard Mousasi no UFC Fight Night 50, em Ledyard, nos Estados Unidos. Caso o brasileiro vença, ele pode ser anunciado como o próximo desafiante ao título da categoria até 84 kg, e ficaria esperando o resultado do confronto entre o campeão Chris Weidman contra o carioca Vitor Belfort, marcado para 6 de dezembro. Jacaré conversou com Blog Clube da Luta/O POVO e falou tudo sobre o combate, a carreira no Ultimate e a chance de lutar pelo cinturão.

A história entre o brasileiro e o armênio é antiga. Os dois duelaram na final do Grand Prix (GP) do Dream (evento japonês de MMA), em 2008. Jacaré levou a pior e foi nocauteado. Na época, o multicampão de jiu-jítsu vinha de 10 vitórias seguidas. Seis anos depois, o faixa-preta radicado em Manaus ficará frente a frente com Mousasi. Mais experiente e perigoso, o atleta da X-Gym vive o auge da carreira e precisa atropelar o algoz para carimbar o ótimo momento e credenciá-lo à disputa pelo título. “É um lutador difícil com certeza. Não sei se é o mais difícil, mas estou em evolução, assim como ele. Nos enfrentamos há muito tempo. Estou muito mais evoluído do que naquela época. Apurei mais meu boxe, ele é um striker (especialista em nocautear), eu sou do chão. Não tinha o boxe tão apurado e agora acho que estou atingindo meu auge”, conta ele.

* Veja também: 6 perguntas para Charles Do Bronx

Conhecido por sua qualidade na arte suave, Jacaré conquistou vários títulos no jiu-jítsu, como o mundial da modalidade. Desde 2003 no MMA, o lutador acumulou um cartel vitorioso 20 triunfos e apenas três derrotas. Ronaldo está muito confiante para revanche contra Gegard e acredita que o desfecho vai ser bem diferente do primeiro encontro. “No momento não vejo nenhuma área que o Mousasi pode me ameaçar. Treinei muito a parte em pé, que é a principal dele. Treinei defesas de chutes, que ele pode tentar. Vou para nocautear ou finalizar. No chão, com todo respeito ao Mousasi, acho difícil ele me ganhar. Quero encerrar a luta o mais rapidamente possível” diz o faixa-preta.

Apesar de estar focado na luta contra Mousasi, o momento após uma possível vitória já passa pela cabeça de Jacaré. Desde que entrou no UFC, em maio de 2013, o atleta venceu três adversários: Chris Camozzi (por finalização no primeiro round), Yushin Okami (por nocaute no primeiro round) e Francis Carmont (por decisão unânime). “Estou esperando (vencer o Mousasi) nessa expectativa (de ganhar uma chance pelo cinturão). Tem que ver o que o Ultimate vai querer. Talvez já tivesse até que ter disputado, fica complicado falar. Sou o número 4 da categoria hoje, mas acho que uma vitória, contra um rival desse porte, pode sim me credenciar”, afirma o brasileiro. Antes de terminar a entrevista, o peso médio comentou a luta pelo título entre Chris Weidman e Vitor Belfort. “Fica difícil apostar. Vejo o Vitor, até por ser brasileiro, mais forte.E para superar qualquer um dos dois, caso venha a lutar com eles, é preciso treino e foco. Evoluir cada vez mais todas as minhas técnicas”.

*Entrevista também foi publicada na edição de hoje do jornal O POVO

UFC: Jacaré x Mousasi
5 de setembro de 2014, em Ledyard (EUA)
Horário: 20h
*Em negrito, os brasileiros do card
CARD PRINCIPAL
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Gegard Mousasi
Peso-pesado: Alistair Overeem x Ben Rothwell
Peso-pesado: Matt Mitrione x Derrick Lewis
Peso-leve: Joe Lauzon x Mike Chiesa
Peso-pena: Nik Lentz x Charles do Bronx
Peso-mosca: John Moraga x Justin Scoggins
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Al Iaquinta x Rodrigo Damm
Peso-médio: Rafael Sapo x Chris Camozzi
Peso-galo: Chris Beal x Tateki Matsuda
Peso-pena: Sean Soriano x Chas Skelly

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles