Leandro Lo (esquerda) e Gilbert Durinho (direita) fazem luta especial | Foto: Deive Coutinho

Leandro Lo (esquerda) e Gilbert Durinho (direita) fazem luta especial | Foto: Deive Coutinho

O jiu-jitsu volta a protagonizar um grande evento neste sábado, 22, no Ginásio do Botafogo de Futebol e Regatas, no Rio de Janeiro (RJ). A Copa Pódio vai colocar frente a frente, em um duelo sem limite de tempo, dois dos principais nomes da nova geração da arte suave – Gilbert “Durinho” Burns e Leandro Lo. Como não vai haver pontuação, o único caminho para obter a vitória é finalizando o adversário. Além da dupla que faz o combate principal, o card conta com o desafio Brasil contra Estados Unidos, as lutas do Grand Prix (GP) dos médios, com nomes como Felipe Preguiça (atual campeão) e Gregor Gracie, e o confronto sem kimono entre João Miyao e Gianni Grippo.

Juntos, os dois possuem cinco títulos mundiais na arte suave – Durinho três e Lo dois. Quando os dois entrarem no tatame montado no Ginásio do Botafogo, eles sabem que não podem cometer nenhum deslize, pois qualquer erro pode custar caro e a finalização. A luta marca o quarto encontro entre eles. Durinho venceu as três oportunidades anteriores, em 2010, 2011 e 2013.

Gilbert Burs, que também é atleta do Ultimate Fightting Championship (UFC) e está invicto no MMA, vive ótima fase na carreira e concilia os dois esportes. “Eu nunca parei de treinar meu jiu-jitsu. Quero ser campeão do UFC, e uma das coisas que vai fazer diferença é o jiu-jitsu. É complicado apenas treinar jiu-jitsu. Treino para competição, onde consigo superar limites. Quando recebi o convite (da Copa Pódio), ainda mais com o Lo, tinha que aceitar e dar essa revanche”. Leandro é conhecido por sua guarda quase “impassável”, mas Durinho não está preocupado e promete chocar o público. “Vou metralhar aquela guarda dele. Espero que ele venha preparado, se não vai ficar feio para ele. Estou me dedicando e vou para finalizar, e quem acha que o Durinho não está treinando, vai ficar chocado”.

Com motivação extra para diminuir a vantagem do rival, Leandro Lo fez uma preparação intensa para surpreender Durinho e mostrar um jiu-jitsu mais agressivo do que o de costume. “Nunca lutei sem tempo. Preciso soltar mais meu jogo, mas vou ver com o tempo, dentro da luta, o que fazer. Se der algo errado, você se frustra, não é a mesma coisa com limite de tempo. Não sei se vou buscar a queda, mas vou procurar ficar por cima. Lutar contra ele (Durinho) me dá mais vontade de vencer”, diz Lo.

Copa Pódio / GP dos Médios – Serviço
Data: sábado, 22 de novembro de 2014
Local: Ginásio do Botafogo – Rua Venceslau Brás, 72 – Rio de Janeiro
Horário: 18h (horário de Brasília)
Transmissão: copapodio.com, através do sistema pay-per-view

Luta Especial
Leandro Lo x Gilbert Durinho

Desafio Sem Kimono
João Miyao x Gianni Grippo

GP dos Médios
Grupo Amarelo: Felipe Preguiça, Gregor Gracie, Patrick Gaudio, Thiago Sá e Erberth Santos
Grupo Verde: Luiz Panza, Cláudio Calasans, Diego Moreno, Diego Borges e Jon Satava

Desafio Brasil x Estados Unidos
Lucas Hulk x Tim Spriggs

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles