Pettis posa com o cinturão ao lado de Melendez | Foto: reprodução/UFC/Twitter

Pettis posa com o cinturão ao lado de Melendez | Foto: reprodução/UFC/Twitter

Sem dúvidas, o UFC 181 tem tudo para ser um dos melhores eventos do ano. Depois de falar sobre o combate principal do card, entre Johny Hendricks e Robbie Lawler, valendo o cinturão meio-médio, chegou a hora de abordar o co-main event. Finalmente, o campeão dos leves – Anthony Pettis – vai defender seu título, após mais de um ano longe do octógono por causa de uma lesão. Para desafiá-lo, a pedreira da Califórnia – Gilbert Melendez.

+ Johny Hendricks e Robbie Lawler: quem vai cair no UFC 181?

“Showtime”, como é conhecido o campeão da categoria até 70 kg, é um dos lutadores mais brilhantes do MMA atual. Combina uma trocação avassaladora e inovadora, com um chão afiado para finalizar qualquer um na divisão. Faixa-preta de taekwondo e especialista em muay thai, ele já protagonizou golpes plásticos, como o que utilizou as grades do cage para aplicar um chute no ar em Ben Henderson (que você pode aprender no final do texto, ensinado pelo próprio criador do golpe!), no primeiro encontro entre eles, no extinto WEC.

Pettis curtindo o cinturão após derrotar Henderson. Foto: UFC/Divulgação

Pettis curtindo o cinturão após derrotar Henderson. Foto: UFC/Divulgação

Quando Pettis migrou para o UFC, todos esperavam pelo domínio da divisão. Na estreia, ele decepcionou e perdeu para Clay guida, e ainda viu o rival Ben Henderson crescer na organização e conquistar o cinturão do Ultimate. Mas, o garoto do show deu a volta por cima, venceu três adversários até alcançar a revanche contra o “Menino Lobo”, em agosto de 2013. Anthony venceu novamente Bendo e se tornou o novo campeão da franquia dos irmãos Fertitta. Especialista na trocação, o detentor do título não se preocupa com a parte ofensiva de Melendez na primeira defesa da cinta.

Eu acho que a trocação dele é muito básica. Tem um boxe até decente e duro, mas isso a maioria dos lutadores mexicanos tem. Eles são atletas muito empolgantes, duros e com um bom boxe. Infelizmente, essa é a minha área e se ele quiser ficar em pé e trocar, não vai ter uma luta como a que fez com o Diego Sanchez. Isso eu posso garantir. Acho que vou dominá-lo na trocação como se fosse um iniciante. O wrestling dele não é forte o suficiente para me manter no chão. Em pé, ele vai ter uma longa noite pela frente, ou curta. Isso aqui é MMA, então tudo é possível. Não vejo a luta passando do primeiro round – disse Pettis em entrevista ao Fox Sports.

Do outro lado do cage, Gilbert “El Niño” Melendez está faminto pelo cinturão. Ele ainda está engasgado com a primeira tentativa de conquistar o título do UFC, em 2013, quando migrou do extinto Strikeforce, como campeão, direto para uma disputa com o dono do cinturão do Ultimate – na época, Ben Henderson. A luta se desenvolveu por cinco rounds e coube aos árbitros decidirem o vencedor. O resultado foi bastante polêmico e não agradou o americano de ascendência mexicana, que acabou derrotado por decisão dividida. Em seguida, ele venceu Diego Sanchez por decisão unânime e se credenciou para enfrentar Anthony Pettis.

Melendez e Sanchez fizeram uma das melhores lutas da história do UFC. Foto: UFC/Divulgação

Melendez e Sanchez fizeram uma das melhores lutas da história do UFC. Foto: UFC/Divulgação

Melendez tem um boxe bom, é porradeiro e é guerreiro. Mas, ir para trocação com Pettis vai ser o caminho mais difícil. Trabalhando seu wrestling, ele precisa tomar muito cuidado quando colocar “Showtime” de costas para o chão, pois pode acabar finalizado. Vejo poucas opções, mesmo para um atleta tão duro como “El Niño”, para vencer o atual campeão. Resistente, Gilbert pode forçar uma luta movimentada para cansar Anthony e levar por pontos. Aposto que Pettis continua como campeão.

Cartel
Anthony Pettis – 17 vitórias e duas derrotas
Gilbert Melendez – 22 vitórias e três derrotas

[youtube]http://youtu.be/tSVsbdKpetw?list=UUvgfXK4nTYKudb0rFR6noLA[/youtube]

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles