Toquinho comemora vitória contra Jon Fitch | Foto: Twitter/Reprodução

Toquinho comemora vitória contra Jon Fitch | Foto: Twitter/Reprodução

Como fez bem ao Toquinho descer de categoria para lutar entre os meio-médios. O atleta da Team Nogueira está voando dentro do cage e vive sua melhor fase. No último sábado, 13, Rousimar Palhares defendeu pela primeira vez seu cinturão do World Series of Fighting (WSOF) e estraçalhou o joelho do desafiante – Jon Fitch. Antes que alguém critique o campeão – foi tudo de forma limpa, respeitando os três tapinhas do americano.

O mineiro saiu do UFC e conseguiu ‘renascer’ no WSOF. Chegou com status de grande estrela, disputou o cinturão contra Steve Carl e correspondeu as expectativas, finalizando no primeiro round. Toquinho está evoluindo em cima e se tornando cada vez mais eficaz no jiu-jitsu, principalmente, para encaixar sua técnica favorita: a chave de calcanhar.

Contra Jon Fitch, ‘Toco’ deu uma breve demonstração de como pode evoluir na trocação. Ele está em processo de crescimento, podemos definir assim. Deu três chutes potentes na perna de Jon, exibindo toda sua força bruta. A estratégia do desafiante era trabalhar o boxe, com jabs, para entrar nas quedas ou segurar o brasileiro nas grades.

+ Finalizando o camp – UFC on Fox 13: Cigano x Miocic

Quando os jabs começaram a entrar, Toquinho voou nas pernas de Fitch e puxou, rapidamente, o americano para encaixar a chave de calcanhar. Jon se defendeu como pode. No primeiro momento, com êxito. Mas, numa tentativa de livrar a perna, Fitch girou o corpo, facilitando o trabalho para o mineiro, que saiu da chave de calcanhar para a de joelho. O lutador da American Kickboxing Academy ainda tentou resistir, mas não aguentou a pressão e deu os três tapinhas. Vitória em apenas 90 segundos de duelo.

Rousimar Palhares Submits Jon Fitch by Nasty Kneebar WSOF 16

Com mais uma vitória por finalização, Toquinho chegou à terceira seguida – todas no primeiro round, sendo duas chave de calcanhar e uma de joelho. Se Rousimar continuar aperfeiçoando os chutes baixos e qualificar sua trocação, posso afirmar que será difícil parar o ‘Toco’ mineiro.

– A vitória de Toquinho sobre Fitch foi perfeitamente limpa. Toquinho me surpreende sempre que ele luta. Todos sabem que ele é um mestre no que ele faz e mesmo com seus oponentes sabendo exatamente o que ele vai fazer, eles não conseguem pará-lo. Ele é um cara assustador para qualquer um no mundo – disse o presidente do WSOF, Ray Sefo, em entrevista para o “MMA Junkie”.

Em breve, será anunciado o novo adversário de Toquinho. Aposto minhas fichas que o próximo desafiante também vai ser um ex-UFC. Isso porque em janeiro, Jake Shields faz sua segunda apresentação no WSOF (na primeira, ele finalizou no 1º round), após deixar o Ultimate, contra Brian Foster. Shields deve vencer e se credenciar para desafiar Rousimar Palhares.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles