Foto: Divulgação

Quem disse que a tapioca é sem graça? O mercado gastronômico vem investindo na releitura de pratos como esse, com originalidade para agradar os mais diversos paladares

A cultura cearense é conhecida por diversas características marcantes e a culinária, com certeza, é uma delas. Os pratos da nossa culinária encantam não só os cearenses, já que a gastronomia é um dos principais setores que fortalece o turismo no estado, segundo dados da Prefeitura de Fortaleza.

Com o crescimento e o desenvolvimento do setor gastronômico, os restaurantes, cafés e bares vem buscando inovar e oferecer os mais famosos ingredientes da culinária regional de maneira diferente. Montando pratos com um toque mais refinado, com a proposta de trazer ainda mais sabor.

“Pratos clássicos, como tapioca e cuscuz sempre são muito procurados pelos clientes, procuramos trazer um diferencial e mais sabor combinando ingredientes diferentes”, conta a chefe do Imprensa Café, Socorro Morais.

Croissant de carne de sol

Para muitos pode até parecer uma combinação inusitada, mas o pão folhado de origem austríaca casa perfeitamente com carne tipicamente nordestina. “O croissant é um dos pratos mais procurados nas cafeterias, então quisemos trazer uma proposta diferente para ele, casando com um recheio regional que é a carne de sol. Refogamos com cebola roxa para dar mais sabor e acompanha purê de banana da terra, além do nosso amado queijo coalho”,explica Socorro Morais, chefe do Impresa Café.

Cuscuz ao leite com ovo caipira

Quem não ama se deliciar com um bom cuscuz? Somente ele quentinho já é delicioso e acompanhado de mais ingredientes fica melhor ainda. “Esse é um prato super procurado aqui no Café. O cuscuz vai regado ao leite morno, acompanhando de um ovinho caipira de gema dura e queijo coalho. Uma explosão de sabor com ingredientes regionais”, descreve a chefe do Imprensa Café.

Tapioca de carne de sol com crosta de catupiry

Outro prato tipicamente nordestino e queridinho nas cafeterias é a tapioca. Esse prato vem ganhando uma nova roupagem com diversos recheios, a fim de agradar o amplo paladar dos consumidores. A chefe do Imprensa Café, Socorro Morais, conta que o prato clássico pode trazer um diferencial. “Fazemos uma junção da carne de sol com uma crosta de catupiry. O diferencial dela é a massa fofinha por fora e o recheio super cremoso e suculento por dentro”.

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles