Foto: Renata Maia

“Yucca é uma planta do deserto, resistente. Se adapta a todo clima. Ela nunca morre”, define Lane Cavalcante, chef e proprietária do Yucca Café. E foi pela força da resiliência e da adaptação que o empreendimento nasceu, cresceu e se consolidou como um espaço agradável e aconchegante para quem aprecia experiências gastronômicas diferenciadas – com cuidado, afeto e sabor.

Alimentação baseada em “comida de verdade”. Pratos saudáveis e cuidadosamente bem preparados. A qualidade dos insumos é uma das prioridades da Chef. No Yucca, não há alimentos com corantes, os bolos são feitos com açúcar mascavo, todos os sucos são da fruta e feitos na hora. Outro quesito que Lena Cavalcante não abre mão é a perfeita apresentação dos pratos. Afinal, come-se também com os olhos. Inclusive, nem todos os itens do cardápio estão disponíveis no iFood justamente por isso. Apenas pratos que possam ser embalados sem prejuízo a apresentação podem ser comprados via App.

Formada em Hotelaria, Lane Cavalcante começou a vida profissional como gestora de hotéis. Nesse contexto, teve muito contato com as cozinhas e o amor pela gastronomia foi despertando. Junto com a curiosidade em entender todos os processos envolvidos nas grandes cozinhas – compras, armazenamento, criação de pratos e preparo – veio também a vontade de participar ativamente de cada um deles. Então, Lane partiu em busca de ainda mais capacitação e cursos em instituições renomadas, como a tradicional Le Cordon Bleu, onde estudou todo o universo da patisserie.

Foto: Lane Cavalcante, Chef e proprietária do Yucca Café

O desejo de empreender já era latente. O dom de cozinhar já havia sido lapidado. Era a hora de arriscar e, finalmente, abrir o próprio negócio. Primeiro, a chef assumiu a cozinha do Restaurante Magnolia, que funciona dentro do Comfort Hotel e são feitas refeições principais, como almoços e jantares. Depois, abriu o tão sonhado Yucca Café. Cada detalhe foi cuidadosamente bem pensado para dar vida a um espaço gostoso, aconchegante e sofisticado – um charmoso café parisiense nas terras alencarinas, podemos dizer.

“Meu processo criativo ocorre por meio de viagens, cursos e livros. E o repertório do que eu vivi na minha vida até hoje”. Falando em viagens, foi em uma delas que Lane Cavalcante criou um de seus pratos preferidos. Nas andanças por Nova York, percebeu como poderia unir mundos usando insumos locais com outros elementos mais sofisticados e fazer combinações nada convencionais. Então, “nasceu” a tapioca de parma com queijo, rúcula e molho peso. De comer rezando do começo ao fim.

Por falar em não convencional, o bolo mais saido da casa é o Bolo Yucca – feito com açúcar mascavo, chocolate 50%, côco, manteiga e ovos. A cobertura de brigadeiro confere o toque final cheio de memórias afetivas. A verdadeira definição de afago na alma.

Foto: Renata Maia

E para aqueles que amam mesa posta e vivenciar experiências gastronômicas em locais acolhedores e bucólicos, o Yucca Café também oferece o Chá da Tarde, que acontece uma vez por semana, com direito a todas as gostosuras do mundo. O Buffet livre apresenta 15 opções de comidinhas salgadas, 8 opções de comidas doces e bebidas, com cafés, sucos e chás. O valor é único (R$ 70,00) e o cliente pode servir-se quantas vezes quiser. Para o chá, alguns pratos especiais, como o rocambole salgado, que é de arrancar suspiros.

Todas as comidas do Chá da Tarde fazem parte do Yucca pra Levar, menu de comidas feitas especialmente para festas, como rocamboles salgados, mini sanduiches especiais, tortas salgadas e quiches. Perfeitos para comemorações em casa ou no trabalho.

“A gastronomia é uma das poucas profissões em que tudo é infinito. Você sempre vai poder criar. Sempre existirão novas possibilidades, novos sabores, novas combinações, novos pratos. Isso que é fantástico e surpreendente. É incrível saber que, mesmo conhecendo muitas coisas, ainda há o que se surpreender. Toda hora você pode criar, inovar. Isso me motiva diante dos desafios.” E com esses espirito inovador, durante a pandemia, a chef deu vida a mais um projeto: a saladex, empresa de alimentação saudável e mais natural possível. Com intuito de oferecer comidinhas leves e saborosas, o Saladex conta com , saladas variadas, pratos low carb, peixes, sucos detox e muito mais.

Lane, que Equilibra com maestria as funções de empreendedora, chef de cozinha, mãe e eterna aprendiz, já tem uma nova ideia para o Yucca Café, oferecer Happy Hour com carta de bebidas especiais e alguns drinks exclusivos. A data de lançamento ainda não foi revelada, mas a Chef ainda que “estamos pensando com carinho e cuidado em cada detalhe”.

Serviço:

Yucca Café
Rua Frei Mansueto, 160

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles