Foto: Divulgação

A maior Páscoa omnichannel do Brasil. Este é o conceito que norteia o projeto de publicidade desenvolvido pela Americanas S.A. com Lacta, marca pertencente à Mondelez Brasil que completa 110 anos, na Páscoa 2022. As memórias afetivas desta data tão especial foram a inspiração para as ações de publicidade multicanal criadas para engajar os clientes na experiência de compra dos produtos de Lacta nos ambientes físico e digital da Americanas e da Ame, plataforma financeira da Americanas S.A.

Em um projeto inovador e pioneiro de parceria, idealizado pelo Americanas Advertising, hub de publicidade omnichannel da Americanas S.A., o consumidor será convidado a se aventurar de forma lúdica pelo Universo Lacta em um hotsite 3D feito exclusivamente para Lacta. A estratégia 360º inclui soluções em múltiplos canais, nas lojas físicas e plataformas digitais. Os produtos Lacta serão exibidos por meio da solução Mídia Display, em diversos formatos visuais estrategicamente posicionados nas principais páginas do site e app Americanas. vitrines patrocinadas e, no ambiente físico, painéis digitais e painéis nas laterais de gôndolas com QR Code para direcionar o cliente para o hotsite 3D.

“Com uma base de mais de 51 milhões de clientes, temos a expertise necessária para oferecer as melhores estratégias de advertising aos nossos clientes. Por conta da nossa estrutura omnichannel, conseguimos oferecer soluções que integram vendas do site e app com as mais de 1.800 lojas físicas da Americanas, dando ao cliente a liberdade de optar por uma entrega em até três horas ou pela retirada em loja”, explica Bruno Tabosa, diretor de advertising da Americanas S.A.. “O objetivo da campanha é gerar awareness e aumento das vendas para a marca”, completa.

O projeto também gerou uma iniciativa inédita em parceria com a Ame: uma ativação especial dentro da Ame Go, loja autônoma da Americanas S.A. localizada no Aeroporto Internacional Tom Jobim — o RIOgaleão. O espaço será envelopado para a Páscoa Lacta e terá uma área para exposição do portfólio da marca, incluindo ovos de Páscoa e produtos da linha regular como trufas e tabletes.

A Ame Go oferece uma experiência de compra completamente autônoma, rápida e segura. Na jornada do cliente, o super app Ame libera o acesso à loja por QR Code; as câmeras reconhecem sua biometria corporal, e sensores e balanças identificam quando o consumidor faz a retirada dos produtos da prateleira. O valor das compras é debitado no super app, logo após a saída do cliente da loja, sem checkout.

Além disso, Ame, plataforma financeira da Americanas S.A., também promove outra ativação para a data

Foto: Divulgação

Além de navegar por toda variedade de chocolates e ovos de Páscoa Lacta, o consumidor também poderá reviver a brincadeira infantil de ‘caça aos ovos’, na Toca do Cashback, onde ele buscará cupons que serão convertidos em cashback na carteira digital da Ame. Para participar, o consumidor deve fazer compras com o valor mínimo de 30 reais em produtos selecionados da Lacta e pagar com Ame no site, no app ou nas lojas físicas da Americanas.

“A parceria de Lacta com Americanas contempla uma série de iniciativas que garantem essa jornada online to offline em uma campanha totalmente phygital. O objetivo é garantir forte visibilidade dentro dos pontos de contato de Americanas e Ame para que os consumidores conheçam e façam a compra de seus produtos de Páscoa de maneira interativa, ágil e diferenciada. Queremos garantir que o consumidor encontre o produto certo no lugar certo a qualquer momento, além de oferecer a melhor experiência online alavancando as vendas nos ambientes físico e online da Americanas”, explica Theo Vieira, diretor de e-commerce da Mondelez Brasil.

Outro diferencial da parceria entre Americanas e Lacta é a sugestão inteligente de produtos de Páscoa no check out. A partir de insights sobre a jornada de compra online da categoria e do comportamento do consumidor, indústria e varejo se uniram para desenvolver a solução que oferece sugestões de produtos a serem incluídos no carrinho no instante anterior ao pagamento. O objetivo é garantir a presença dos produtos Lacta no momento final do funil de conversão aumentando as vendas por meio do estímulo à compra por impulso.

Em 2021, um case de sucesso – Na Páscoa do ano passado, o Americanas Advertising desenvolveu com Lacta um projeto de marketing que trouxe expressivos – e até então inéditos – resultados para a marca. Foi contabilizado um aumento de 157% na receita no período e os produtos Lacta representaram 28% do share de vendas. O ovo Sonho de Valsa foi o item mais vendido da categoria durante a Páscoa, em toda a Americanas. E o Ovo Oreo Tripla Camada foi o mais mencionado nas redes sociais e o que fez mais sucesso, gerando estoques esgotados.

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles