Foto: Divulgação

O arroz e o feijão são indispensáveis no prato do brasileiro, mas também são alguns dos alimentos mais desperdiçados no país. Segundo estudo do Intercâmbio Brasil-União Europeia, 22% do arroz e 16% do feijão consumido no país são descartados, o que faz com que o Brasil esteja entre as dez nações que mais desperdiçam no mundo.

Para conscientizar a população sobre os prejuízos que esta prática pode causar, além de oferecer alternativas de como aproveitar ao máximo os alimentos, a GRSA|Compass realiza no Brasil, pelo quarto ano, o movimento contra o desperdício de alimentos, o Stop Food Waste Day. Durante este mês, está sendo realizada a campanha “Juntos contra o Desperdício”, que contará com uma série de ações para impactar as pessoas sobre a necessidade de reduzir o desperdício de alimentos.

Como parte das iniciativas, a divulgação de receitas que ensinam a aproveitar ao máximo os alimentos, de forma bastante nutritiva e sustentável. Confira cinco delas, disponíveis também no canal do Youtube (confira no link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLlJsCQkZssvkKKw-ikf4JEYv0Zr0ZyG9n) e no e-book gratuito, que pode ser baixado no site www.stopfoodwastedaybrasil.com.br.

1. Arroz de couve-flor

Ingredientes

1 unidade grande de couve-flor

1 colher de sopa de azeite de oliva

30 gramas de cebola

20 gramas de salsa

Sal a gosto

Modo de preparo

Cozinhe a couve-flor com o sal e escorra e corte bem miúda. Em uma frigideira, coloque o azeite e a cebola picadinha para dourar. Coloque a couve-flor picada e deixe refogar. Por fim coloque a salsa e sirva.

2. Bolinhos de talos e folhas de couve-flor
Ingredientes

1 xícara (chá) de talos

2 OVOS

3 colheres de sopa de farinha

de trigo

½ xícara (chá) de leite

Sal e pimenta do reino a gosto

1 colher (chá) fermento em pó

Modo de preparo

Lave bem os talos e folhas e corte em cubinhos. Bata os ovos, acrescente o restante dos ingredientes e por último o fermento. Misture bem. Frite os bolinhos a colheradas em óleo quente.

3. Pudim de casca de abacaxi
Ingredientes

Casca de um abacaxi médio

1 litro de água

1 xícara de chá de açúcar

1 canela em pau

100 g de amido de milho

300 ml de leite

Modo de preparo

Descasque o abacaxi, coloque para ferver com 1 litro de água, a canela e o açúcar. Deixe ferver por 20 minutos. Prepare para coar em chinuá, diluir o amido no leite e misturar no caldo de abacaxi, voltando ao fogo por 3 minutos. Coloque em travessinhas.

Calda: pegue 4 colheres de açúcar e coloque em uma panela para derreter. Acrescente o brunoise de talo do abacaxi com o caldo. Derreterá bem e a calda já estará pronta. Assim que esfriar, coloque em cima dos pudins.

Abacaxi: sirva em rodelas como fruta.

4. Doce de abóbora

Ingredientes

1 quilo de abóbora picada com casca

3 xícaras de açúcar (chá)

Canela em pau a gosto

Modo de preparo 1

Limpe a abóbora, reserve a semente, pique com a casca e lave para cozinhar com o açúcar e a canela. Cozinhe bem. Sempre em fogo baixo por mais ou menos uma hora ou até que esteja pronto.

Modo de preparo 2

Limpe a abóbora, reserve a semente, pique com a casca e leve para cozinhar com o açúcar e a canela. Cozinhe bem. Sempre em fogo baixo por mais ou menos uma hora. No final desse processo, bata o doce no liquidificador. Não deixe batendo muito.

5. Arroz de abóbora

Modo de preparo

Pegue a semente de abóbora reservada, lave bem e leve ao forno para assar. Após assada, retire do forno e tire a pele branca. Em uma frigideira, coloque uma colher de azeite de oliva, acrescente as sementes, salsa picada. Adicione ao arroz que será servido.

Dia D

O dia D da campanha Stop Food Waste Day Brasil será em 27 de abril, com uma programação online intensa, composta por debates e reflexões sobre toda a cadeia de alimentos do país com o foco em novas alternativas para redução de perdas e de melhor aproveitamento.

Sobre a GRSA|Compass

Com mais de 40 anos de atuação no Brasil, a GRSA faz parte do Grupo Compass – maior grupo de serviços de alimentação e suporte do mundo – e é hoje líder no mercado brasileiro de refeições coletivas, atendendo mais de 1 milhão de pessoas diariamente. Com uma equipe de mais de 20 mil profissionais no Brasil, a GRSA|Compass fornece serviços de alimentação e suporte (hotelaria, recepção, jardinagem e manutenção) para empresas, hospitais, escolas, aeroportos, terminais rodoviários, espaços de evento e entretenimento e locais remotos como mineradoras e plataformas de petróleo.

Sobre a Stop Food Waste Day Brasil

A campanha é realizada desde 2017 em âmbito global e pela quarta vez no Brasil. Em 2019, mais de 40 países, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Japão e Austrália, promoveram ações com o objetivo de educar e potencializar a mudança em relação ao desperdício que impacta o mundo. Por meio do SFWD, o Compass Group quer chamar a atenção para o problema, criar e compartilhar soluções criativas e impactantes.

Site mundial: www.stopfoodwasteday.com

Site Brasil: www.stopfoodwasteday.com.br

Mídias sociais: @stopfoodwastedaybrasil

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles