Foto: Divulgação

“Se Vem ao Ceará, Venha provar Zabumba e Boi Bumbá”, nome criativo do prato composto por croquetes de batata, com recheio de carne de sol, língua e feijão verde, acompanhados de molhos especiais do tipo geleia de maracujá, maionese de bacon e creme de nata. Com essa deliciosa combinação de sabores e um atendimento e ambiente diferenciados, o Bar do Nem conquistou, pela segunda vez, nesta quarta-feira (11), o título de melhor buteco de Fortaleza, na etapa local da 22ª edição do tradicional concurso Comida di Buteco. A partir de agora, o bar concorre ao título nacional com outros 21 estabelecimentos espalhados em 42 cidades por todo o País.

Na etapa local, o Bar do Nem ganhou a preferência do público fortalezense e da comissão de jurados dentre os 15 butecos participantes. O segundo lugar ficou com O Camocim, vencedor do CDB Fortaleza de 2021, que nesta edição, apresentou o prato “Sonho de Mãe”. Já na terceira posição, aparece o Ancho Gastrobar, estreante do concurso que criou a deliciosa “Moela à Cavala”.

A escolha dos vencedores se deu pelo voto do público e por jurados convidados, entre os dias 08 de abril e 01 de maio. A apuração dos votos foi realizada pelo Instituto Pesquise +. Foram avaliados os petiscos concorrentes, o atendimento, a higiene do local e a temperatura das bebidas servidas pelo local. O petisco compunha 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público equivalia a 50% do peso total e os dos jurados 50%.

Além do título de melhor buteco da capital, os bares participaram de outros dois desafios: o Desafio Seara, em que deveriam criar um petisco de entrada com linguiça calabresa, e o Concurso da Caipirinha Perfeita, com a cachaça histórica da 51, limão taiti, açúcar e gelo. O Bar do Camocim e o Varandão da Vila levaram os prêmios de R$ 1.000,00 e R$ 500 oferecidos pela Seara, respectivamente. Já o Bar do Nem, além do título de melhor buteco ganhou também o prêmio da melhor caipirinha de Fortaleza.

Neste ano, com o tema “Buteco Vive”, o Comida di Buteco 2022 celebrou a cozinha de raiz e os pequenos negócios e empreendedores da área da gastronomia após os dois anos de pandemia. Nenhum estabelecimento paga para participar do concurso. Os participantes são butecos conduzidos pelos próprios donos, e suas famílias, que não pertencem a redes nem a franquias. O objetivo do concurso é incentivar o público a conhecer e viver as diversas experiências gastronômicas e culturais que os lugares podem proporcionar, contribuindo para manter o mercado e a tradição dos butecos em todo o Brasil.

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles