Foto: Divulgação

O episódio “Cidades históricas: um tesouro mineiro” deste sábado, dia 11 de junho (às 21h), explora a riqueza arquitetônica e cultural de Minas Gerais. A jornada do “CNN Viagem e Gastronomia” começa em Ouro Preto, com visitas a lugares de grande beleza natural, repletos de arte sacra e sabores inconfundíveis. Cercadas por montanhas de tirar o fôlego, as cidades históricas mineiras formam o conjunto arquitetônico colonial mais famoso do Brasil, merecidamente transformado em Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A grande aventura desta viagem é o mergulho de Daniela Filomeno nas águas frias da antiga Mina da Passagem, em Mariana, com 120 metros de profundidade, numa das experiências mais espetaculares das três temporadas do programa. “Eu mergulhei numa mina alagada. Sabe o que é isso? Pegar um cilindro, entrar para as cavernas e acompanhar toda aquela parte do garimpo embaixo da água? Foi uma das coisas mais desafiantes que eu fiz, no frio, no escuro, todos os meus medos ativados e eu achei sensacional”, conta Daniela.

A apresentadora mostra como se faz o queijo minas. Numa fazenda da região, ela põe a mão na massa, da ordenha à maturação, e ganha como recompensa uma degustação de dar água na boca. O roteiro está recheado de outras dicas gastronômicas, com destaque para o almoço no restaurante e café Bené da Flauta, que mistura cultura popular e receitas tradicionais na medida certa.

Na Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, Daniela mostra as obras do mestre Ataíde, um dos principais nomes do barroco-rococó mineiro do início do século 19. No Santuário de Matosinhos, em Congonhas do Campo, ela conhece os profetas esculpidos por Aleijadinho. Na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, construída no ciclo do ouro para reunir a alta sociedade, é possível admirar muita arte sacra, como rococós entalhados em madeira, altares e púlpitos dourados, anjos e querubins de traços impecáveis. Lá, a equipe foi presenteada com uma emocionante apresentação da Orquestra Jovem de Ouro Preto.

O roteiro inclui o Museu da Inconfidência, que preserva a memória do movimento liderado por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. A construção, inaugurada em 1855, que já foi cadeia pública e câmara municipal de Ouro Preto, guarda documentos, ferramentas, objetos pessoais e os restos mortais de 13 inconfidentes.

O episódio termina com queijos e vinho mineiros na torre da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, com a noite debruçando-se sobre a cidade que conta tantas histórias.

O “CNN Viagem e Gastronomia” é exibido aos sábados, às 21h, na CNN Brasil.

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles