Foto: Divulgação

Com alguns cuidados, é possível aproveitar a época mais doce do ano

É possível aproveitar a Páscoa e não se privar do doce mais popular do Brasil sem sair da dieta e nem prejudicar a saúde? A nutricionista clínica e esportiva Fabiana Melo garante que, com autocontrole, conhecimento e bom senso na hora de fazer a escolha pelo tipo certo de chocolate é possível matar a vontade de doce, comer ovos de páscoa e manter a linha. Nem radicalismo, nem exagero. O segredo está no equilíbrio.


1.Escolha o chocolate certo

O ideal é escolher chocolates na versão amarga, que contém uma quantidade maior de cacau – cerca de 50% a 85% em relação aos outros chocolates. Assim, é uma opção com pouco açúcar e teor de antioxidantes mais elevados. De acordo com a especialista, os chocolates ao leite possem mais quantidade de manteiga de cacau e não são boas opções para quem está em processo de emagrecimento. Os chocolates brancos também não são indicados por não conterem cacau, nem substâncias antioxidantes.

2.Menos é mais
Um dos segredos do sucesso do processo de emagrecimento é saber fazer boas escolhas, explica a nutricionista. Enquanto um ovo de páscoa grande tem, em média, 1.075 calorias, o pequeno soma, mais ou menos, 72. Então, é possível saciar a vontade de chocolate, liberar serotonina e não cometer exageros.

3.Espere até a hora da sobremesa
De acordo com Fabiana Melo, comer doce com estômago vazio eleva as taxas de açúcar no sangue e, consequentemente, provoca mais fome. Por isso, é importante apostar em refeições ricas em fibras e proteínas e só depois comer um pedacinho de chocolate – 10g por dia é a quantidade ideal para não cometer exageros.

4.Atenção as versões diet
“O chocolate diet é recomendado aos pacientes que tem diabetes, por serem zero açúcar. Porém, nestas versões, o açúcar é substituído por manteiga e também há muito açúcar convertido, como maltodextrina e polidextrose, que são altamente calóricos. Sendo assim, não é uma boa opção para aqueles que estão em processo de emagrecimento”, explica a nutricionista.

5. Autocontrole é tudo
Por mais difícil que seja passear pelos corredores dos supermercados nesta época do ano, em que os ovos de chocolate ficam expostos e são verdadeiras tentações, exercitar o autocontrole e não comprar grandes quantidades de chocolate por impulso é fundamental. Afinal, se você não comprar, não vai correr o risco de cair na tentação.

Fabiana Melo ressalta que o excesso de chocolate por causar enxaquecas (por conter substâncias vasodilatadoras), diarreia (pelo alto nível de cacau ingerido) e prejuízos ao coração (devido as gorduras saturadas e hidrogenadas). Por isso, comer com autocontrole vai além de questões estéticas.

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles