Foto: Divulgação

De acordo com dados do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana da Saúde, 12,9% das crianças brasileiras entre cinco e nove anos têm obesidade infantil, assim como 7% dos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos. Nesse cenário, o Dia da Saúde e Nutrição, comemorado no dia 31 de março, é uma data reservada para relembrar a importância de manter uma vida saudável, com hábitos que contribuam para o bem-estar e a qualidade de vida.

Principalmente na infância e na adolescência, criar hábitos saudáveis é uma prática que pode acarretar benefícios em várias áreas, uma delas é o desempenho escolar. De acordo com Naiara Araújo, nutricionista responsável pela alimentação dos alunos do Colégio Darwin, uma boa nutrição é chave para o desenvolvimento intelectual geral. “Além de participar ativamente do crescimento em sua totalidade, as alimentações balanceadas deixam o aluno mais confortável em vários outros pontos, como físico, motor, afetivo, emocional e social.”, explica a profissional.

Dicas para a rotina

Muitas vezes, com a intensidade da rotina, optamos por lanches rápidos e industrializados. Porém, a longo prazo, esses alimentos podem ser prejudiciais. Naiara explica que os lanches para o dia a dia devem contemplar frutas, carboidratos complexos, proteínas e alimentos ricos em cálcio. “As frutas são sempre variadas, pois cada uma possui seus nutrientes específicos. Os carboidratos complexos podem ser pães, biscoitos e bolos integrais, cuscuz ou tapioca, com adição de grãos, e pipoca. Nas proteínas, temos opções de ovos, frango desfiado, carne moída e queijo magro. Se possível, é interessante variar através de alimentos com boas gorduras, como abacate e as oleaginosas em geral. Evitar alimentos ricos em sódio, sal e gorduras ruins também é recomendado.”, detalha a nutricionista.

Além disso, o papel da família, em conjunto com a escola, é essencial para uma boa nutrição, desde a introdução alimentar ainda nos primeiro meses até o início dos anos escolares. Nesses períodos, os pais reforçam a importância da alimentação saudável, encorajam a aceitação de alimentos diversos e devem evitar oferecer alimentos não saudáveis. Lembrando que é importante trabalhar o equilíbrio, sem terrorismo nutricional.

Acompanhamento desde cedo

No Colégio Darwin, desde cedo, as crianças são inseridas e incentivadas a ter uma nutrição balanceada. A escola investe em insumos, profissionais capacitados e instalações aptas para produção e distribuição de um cardápio saudável.

“Hoje, o Darwin possui um diferencial: a produção de biscoitos, bolos, tortas, tapioca, cuscuz na própria escola. Além disso, o cardápio dos alunos do Infantil 1 ao Infantil 3 segue a recomendação do Ministério da Saúde de não haver inclusão de açúcares na dieta de crianças de até dois anos”, explica Araújo.

Em adição a isso, o setor de nutrição, em colaboração com o corpo de professores, incentiva, dentro e fora da sala de aula, a continuidade de uma alimentação saudável, com acompanhamento de todas as refeições.

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles