Foto: Divulgação

Peixes são grandes aliados à saúde e de fácil preparo

Prato principal da ceia da Sexta-feira Santa, os peixes são alimentos ricos em aminoácidos essenciais – os que não são produzidos pelo corpo – que desempenham papel fundamental na defesa e proteção celular, construção de novos tecidos e preservação de massa muscular.

“Os peixes são ricos em Ômega 3, excelentes fontes de proteínas e de fácil digestão. Importante salientar que os peixes frescos têm qualidade superior aos peixes congelados”, explica Fabiana Melo, especialista em nutrição clínica e esportiva.
Ainda de acordo com a nutricionista, o consumo regular do alimento pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose e anemia já que os peixes são ricos em cálcio, vitamina D, ferro e vitamina B12.

A especialista orienta ainda que a melhor forma de preparar o alimento é assando ou cozinhando, sem fritar ou empanar – para não fazer uso excessivo de óleos e não causar danos à saúde.

Veja receita saudável e prática ensina pela nutricionista Fabiana Melo:

Peixe ao molho de iogurte

Ingredientes:
– 4 filés de salmão sem pele (400g)
– ¾ xícara de iogurte natural desnatado
– 1 colher de chá de curry em pó
– 1 dente de alho amassado
– 2 colheres de chá de gengibre fresco ralado
– ½ colher de chá de sal

Modo de preparo:

Em uma embalagem plástica com lacre, misture o iogurte, curry, alho, gengibre e sal. Depois, acrescente o salmão à embalagem, retire o ar e lacre.
Misture com cuidado para não desmanchar as postas e deixe refrigerar por quatro horas.
Tire o salmão do marinado e coloque em uma assadeira antiaderente. Asse por dez minutos ou até ficar opaco no centro em forno pré-aquecido a 230 ºC.
Depois, é só se deliciar.

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles