Foto: iStock/DiogoPPR

Maior floresta tropical do mundo e ecossistema de fauna e flora crucial para frear o aquecimento global, a Amazônia garante as chuvas para boa parte da América do Sul e possui a maior biodiversidade do planeta. Além da sua importância para questões de emergência climática, a floresta fornece frutas, sementes, polpas e outros ingredientes frescos e nativos, riquezas nutritivas que são destaques no Brasil e internacionalmente. Os resultados da pesquisa global Taste & Nutrition Charts 2023, da multinacional em nutrição sustentável Kerry, apontam preferência dos consumidores brasileiros para sabores amazônicos, como cupuaçu e graviola.

Mundialmente reconhecido pela riqueza da sua biodiversidade e por sua potência produtiva de alimentos, os ingredientes nativos do Brasil estão ganhando cada vez mais espaço junto à gastronomia internacional. Chefs renomados estão inovando seus pratos com esses ingredientes em suas criações, valorizando os produtos artesanais e todo o conhecimento de povos originários, o que gera uma demanda da indústria de alimentos e bebidas.

Os insights que estão no relatório anual do Taste & Nutrition Charts, estudo que oferece uma análise profunda de sabores, nutrientes e tendências que estão moldando a inovação na indústria alimentícia nos próximos meses e anos, destaca a predileção exponencial dos frutos do cupuaçuzeiro e gravioleira. Sobre esses insights, Virginia Traldi, VP de marketing Latam da Kerry, destaca: “os sabores têm uma maneira poderosa de transmitir uma história – especialmente quando se trata de tendências e preferências do consumidor”.

Como um dos 20 sabores com maior crescimento nos últimos 3 anos estão o cupuaçu e graviola. Aparecem nesse pódio na categoria de Bebidas, que inclui bebidas alcoólicas e bebidas não alcoólicas como refrigerantes, chás prontos para beber, energéticos e bebidas esportivas. Ainda emergente, o cupuaçu também é destaque no último ano no Taste Chart de Sweets (Doces), que analisa as categorias de panificação, lácteos, confeitaria e sobremesas.

Em acréscimo, sobre a presença amazônica como tendência de sabor, Maurício Bonfim, chef e gerente de Inovação Culinária da Kerry, afirma que “nós entendemos que essa tendência está totalmente alinhada com o nosso propósito de nutrição sustentável, onde levamos ingredientes que são melhores para as pessoas, já que são ricos nutricionalmente; melhores para a sociedade, pois o manejo e extração responsáveis geram renda para as comunidades locais; e melhores para o planeta, já que preservamos o bioma e as suas ricas contribuições”.

O número de espécies de frutas no país é imenso. No fim de 2022, mais de 7.517 espécies eram conhecidas na flora brasileira, segundo o IBGE. Cupuaçu e graviola são alguns frutos nativos da Amazônia, com suas particularidades em sabor, aroma, textura e uso culinário como diferenciais. As folhas, polpa e casca da graviola são comumente usadas para fazer chá, sorvete, smoothies e doces, e as sementes podem ser trituradas e usadas como vermicidas. Outra característica da graviola é que ela é utilizada para base de suplementos nutricionais, sendo o óleo rico em ácidos graxos como ômega 3, 6 e 9, que possuem propriedades antioxidantes e regenerativas.

A polpa do cupuaçu pode ser extraída e, além de propriamente utilizá-la, normalmente está presente em geleias, sucos, sorvetes, doces, tortas, bombons e iogurtes. Além disso, o consumo da fruta in natura também é comum.
Faça o download do Taste & Nutrition Charts 2023 aqui.
Sobre o Taste Charts

Os Taste & Nutrition Charts Kerry 2023 são o seu guia para oferecer comidas e bebidas deliciosas com as quais as pessoas podem se sentir bem. Nossas percepções vêm do rastreamento de tendências de cardápios, lançamentos de novos alimentos e bebidas, rótulos de ingredientes, conversas em mídias sociais e receitas inspiradas em chefs em todo o mundo. Com o apoio de nossos insights e equipes de pesquisa, profissionais de marketing, chefs, baristas, nutricionistas e nossa ferramenta de insights, Trendspotter, a Kerry é capaz de fazer previsões bem fundamentadas sobre preferências futuras de sabores e ingredientes. Os gráficos são categorizados nas seguintes áreas:
• Taste Charts:
o Sweets
o Salty Snacks
o Savoury
o Beverages – Dairy & Hot
o Beverages – Water & Cold
• Nutrition Charts América Latina
• Ingredients Chart América Latina

Sobre a Kerry

A Kerry é líder mundial em nutrição sustentável para os mercados de alimentos, bebidas e farmacêuticos. Inovamos com nossos clientes para criar produtos de excelente sabor com nutrição e funcionalidade aprimoradas, ao mesmo tempo em que garantimos um melhor impacto para o planeta. Nossas principais percepções do consumidor, equipe global de RD&A de mais de 1.100 cientistas de alimentos e extensa presença global nos permitem resolver os desafios complexos de nossos clientes com soluções diferenciadas. Na Kerry, somos motivados a ser o parceiro mais valioso de nossos clientes, criando um mundo de nutrição sustentável e alcançaremos mais de dois bilhões de consumidores com soluções de nutrição sustentável até 2030. Para obter mais informações, visite link.

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles