Há exatos 40 anos, em 9 de julho de 1980, morria o poeta, diplomata, compositor, boêmio Marcus Vinicius de Moraes. Figura mítica da bossa nova, dono de uma obra monumental e histórias que vão do trágico ao hilário em questão de segundos, o “Poetinha” conseguiu cruzar a linha do erudito para o popular e se fez eterno no imaginário nacional. Sim, pra nossa sorte, ele é dessas raras figuras que conseguiram vencer a insistente falta de memória do Brasil e segue sendo lido e ouvido.

Em grande parte, isso se deve a uma boa administração da sua obra, cuidada pela família. É por isso que não faltam livros, discos, LPs remasterizados, biografias e tudo mais recontando a história do responsável pela letra de uma das músicas mais tocadas do mundo, a Garota de Ipanema.

Não por acaso, é seu parceiro nessa canção, Tom Jobim, quem compartilha 10 das 20 das músicas mais tocadas de Vinicius de Moraes nos últimos cinco anos, segundo lista enviada pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). A partir do momento em que se conheceram, em meados dos anos 1950, quando o poeta buscava um parceiro para musicar a peça Orfeu da Conceição, muitos clássicos brasileiros nasceram. Em seguida, com a explosão da bossa nova no mundo, e o encantamento de tantos jazzistas pela mágica batida brasileira, cada vez mais essas parcerias foram sendo regravadas.

Além de Tom, a lista do Ecad apresenta outros nomes fundamentais para a popularização da obra de Vinicius. Baden Powell, violonista maior e referencial, é co-responsável pelos afro-sambas, conjunto de canções que acentuavam a influência da matriz africana sobre o samba sofisticado da bossa nova. Já Toquinho é o parceiro da fase mais popular, embora de não menos valor O encontro da experiência bem enraizada de Vinicius com a juventude e o talento de Toquinho rendeu grandes canções, ampliou horizontes e fez história (se é de dar um exemplo, ouçam Escravo da alegria).

Algumas informações enviadas pelo Ecad: “Vinicius de Moraes tem 599 canções e 484 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Nos últimos cinco anos, quase 80% dos rendimentos em direitos autorais pela execução pública de música destinados a ele foram referentes aos segmentos de Shows, Música ao Vivo e TVs. É importante ressaltar que seus herdeiros continuam recebendo os direitos autorais pela execução pública de suas músicas. Esse pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98)”.

Na lista do Ecad, aparecem ainda Pixinguinha, grande maestro, para quem Vinicius fez a letra de Lamentos, e Chico Buarque. O poeta foi apresentado a Chico através de Sérgio Buarque de Hollanda, de quem era grande amigo. Eles estrearam a parceria colocando letra em Gente Humilde, uma melodia escrita pelo violonista Garoto.

Confira a lista das 20 canções mais tocadas de Vinicius de Moraes, segundo o Ecad:

1. Garota de Ipanema (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes)
2. Chega de saudade (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes)
3. Eu sei que vou te amar (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes)
4. Aquarela (Toquinho/ Vinicius de Moraes/ Mushi/ Guido Morra)
5. Tarde em Itapoã (Toquinho/ Vinicius de Moraes)
6. Água de beber (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes)
7. Berimbau (Baden Powell/ Vinicius de Moraes)
8. Regra três (Toquinho/ Vinicius de Moraes)
9. O morro não tem vez (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes)
10. Insensatez (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes)
11. Onde anda você (Hermano Thomas da Silva/ Vinicius de Moraes)
12. Só danço samba (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes)
13. Samba da benção (Baden Powell/ Vinicius de Moraes)
14. Lamentos (Vinicius de Moraes/ Pixinguinha)
15. Pra que chorar (Baden Powell/ Vinicius de Moraes)
16. Pela luz dos olhos teus (Vinicius de Moraes)
17. Ela é carioca (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes)
18. Gente humilde (Garoto/ Vinicius de Moraes/ Chico Buarque)
19. A felicidade (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes)
20. Se todos fossem iguais a você (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes)

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles