Músico, compositor, arranjador e produtor, o cearense Ricardo Bacelar lança amanhã, 28, seu quarto disco solo, gravado em maio de 2018 no Blue Note Rio. Ao Vivo no Rio chega dois anos depois de Sebastiana, trabalho que reuniu artistas latino-americanos e ficou entre os 50 discos mais executados das rádios dos Estados Unidos. O lançamento de Ao Vivo no Rio será com uma live, às 19 horas, pelo Instagram, onde Ricardo conversa com Marcos Sampaio, jornalista e crítico de música do O POVO.

Tendo feito parte da geração roqueira dos anos 1980, quando integrou a banda Hanoi-Hanoi (que segue ativa em shows eventuais), Ricardo Bacelar estreou sua carreira solo no início dos anos 2000, com o disco In Natura. Em 2015, foi a vez de Concerto para moviola, gravado ao vivo no Festival de Jazz de Guaramiranga. Gravado na Flórida, Sebastiana (Leia mais sobre o disco) é um álbum foi lançado em CD, LP e streaming e conta com versões bem particulares para composições de Milton Nascimento (Nada será como antes), Ivan Lins (Depois dos temporais) e Luiz Gonzaga (A volta da asa branca), entre outros.

Ao Vivo no Rio faz um apanhado dessa trajetória ao longo de nove canções que misturam MPB, jazz e outras influências. No show, ele é acompanhado por João Castilho (guitarra), Danilo Sina (sax e flauta), Renato Endrigo (bateria), Alexandre Katatau (contrabaixo) e André Siqueira (percussão). No repertório, releituras de Nanã (Moacir Santos e Mário Telles), So may it secretly begin (Pat Metheny), Água de beber (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Partido alto (Flora Purim, Alex Malheiros e José Roberto Bertrami) e outros, tudo com a proposta de captar o clima dos lendários clubes de jazz do mundo, valorizando o tom intimista e o virtuosismo.

Além da live desta terça-feira, ele apresenta uma série de vídeos com as performances de Ao Vivo no Rio. Serão sete clipes disponibilizados pelo Youtube oficial de Ricardo Bacelar sempre às quintas-feiras. O primeiro, já lançado, é de Toda menina baiana, de Gilberto Gil.

Lançamento de “Ao vivo no Rio”, com Ricardo Bacelar
Quando: nesta terça-feira, 28, às 19 horas
Onde: nos perfis de Instagram @ricardo_bacelar e @blogdiscografia

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles