Resenha assinada por Vladimir Sousa (do blog Sonorizando)

A alegria de ver um material como esse finalmente sendo lançado (com tantas qualidades e em formato físico, CD), depois de curtir o som e acompanhar tão de perto a trajetória da banda, transcende, e muito, o simples ato de apreciar um bom álbum de rock. Formada em 2016 na cidade de Iguatu, interior do do Ceará, sob o nome Seatle Sounds, o quarteto já formado pelo vocalista Dennes Anderson, o guitarrista Bismark Matos, o baixista Alexandre Ricarte e o baterista George Vasconcelos se uniu em um projeto que prestava tributo a grandes nomes do rock alternativo, sobretudo de nomes da cena (grunge) de Seatle dos anos 1990.

Com a banda coesa e unida, apresentando ótimo entrosamento e conseguindo marcar shows em eventos de música alternativa, dentro e fora da cidade, começaram a surgir e serem apresentadas, nos ensaios, as primeiras ideias para criação de música própria, o que já foi consolidado em 2017, com a mudança do nome da banda para The Stoned e com as primeiras apresentações contendo músicas autorais, além das incrivelmente bem sucedidas participações em festivais de rock do interior do Estado, como o São Rock, Rock In Brejo e Telha Rock Festival, durante os anos de 2018 e 2019.

Reconhecidos pela qualidade das músicas, pela intensidade e energia de suas apresentações ao vivo e por uma crescente base de fãs e apreciadores, a Stoned fechou as composições para seu álbum de estreia, When I Finally Fall Asleep, em 2018, e deu imediatamente início às gravações do disco em estúdios locais (incluindo o do músico Hélio Gomes, que gravou backing vocals e linhas de teclado para algumas faixas do disco), em um processo que durou aproximadamente dois anos. Justamente o período mais intenso do quarteto nos palcos, e que foi muito bem transportado para a gravação das músicas presentes no debbut, refletindo muito as maiores qualidades das apresentações da banda ao vivo.

Todo composto em parceria pelo quarteto, e com letras assinadas pelo vocalista Dennes Anderson, When I Finally Fall Asleep apresenta em sua sonoridade muitas características comuns ao Pearl Jam, Nirvana, Soundgarden, Audioslave, Guns N’ Roses (da fase Use Your Illusion) e rock anos 1970, somados a um groove totalmente próprio e que deu vida a uma série de composições de excelente gosto como Ignorance, This Feeling In Not Right, Something Inside, The Misunderstood, A Place For Me, além do hit I Am A Stone, com seu riff ultra grudento e ótimo refrão.

Editado, mixado e masterizado pelo “midas” dos festivais de rock da região, João Afonso, no Doctor Studio em Juazeiro do Norte, When I Finally Fall Asleep teve seu primeiro lançamento em 2020, exclusivamente via streaming. No início de 2021, de forma totalmente independente, o CD foi finalmente lançado e agora pode ser apreciado e fazer parte das coleções de quem curte o som da banda.

Fruto direto do amor do quarteto pela música e por sua forte crença em seu trabalho, mas também do investimento de empresários e produtores locais que patrocinam ou apostam nas bandas locais através da organização de eventos que possibilitem que elas se apresentem e formem seus públicos, o sucesso da The Stoned e, consequentemente, o lançamento de seu primeiro disco, mostram a todos que se existirem esses espaços e incentivos, os talentos inevitavelmente aparecerão e se multiplicarão, formando uma cena verdadeiramente forte e que se auto alimente. Qualidade para isso certamente não faltará.

Tracklist
1. Ignorance
2. This Feeling In Not Right
3. I Am A Stone
4. Something Inside
5. Savior
6. Insomnia
7. Youth
8. The Misunderstood
9. Closer (The Dance Of Dying Star)
10. A Place For Me

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles