Novo disco de Tim Maia

Ao longo da história, sempre chamou muita atenção quando artistas brasileiros conquistam a fama em território norte-americano. Isso desde a bossa nova e agora com Anitta. No entanto, outros territórios e outras línguas sempre estiveram em nossa mira. Por exemplo, vários artistas gravaram versões de sucessos e até discos inteiros em espanhol. Rita Lee, Kid Abelha, Paralamas do Sucesso é só uma pequena amostra dessa imensa lista.

O disco que chegou hoje às plataformas digitais é só mais um exemplo dessa tentativa de “dominação” de territórios hispânicos. Yo Te Amo foi um achado do músico Carmelo Maia sobre a obra do seu pai, Tim Maia. O álbum apresenta o mestre do soul vertendo nove canções dos seus primeiros discos para a língua Cervantes. Eu te amo, Azul da cor do mar e Primavera são algumas delas.

No material enviado à imprensa, não é informado de quando são os registros. Mas, a julgar pela limpidez da voz e pelos tons mais agudos, as gravações devem ser contemporâneas das originais. Tanto que os arranjos são os mesmos, salvo alguns detalhes aqui e acolá.

“Revirar o baú gigantesco do gênio tem todo um mistério e uma conexão com ele. Estava digitalizando as fitas analógicas que entraram em processo de oxidação e eis que escuto aquela voz, não tão grave como nos últimos anos e em outro idioma”, lembra Carmelo Maia que encontrou as faixas no arquivo da gravadora Vitória Régia, gerida por seu pai. “Fiz questão de deixar tudo como estava. Minha reação foi a mesma de receber um filho. Foi pura emoção e felicidade plena. Tim Maia foi um extraterrestre ou um cometa que passou em forma de humano. É atemporal e nos alimenta de amor com o poder da sua música”, acrescenta.

As fitas com as nove faixas precisaram passar por um processo de restauro e remasterização, feito pelo premiado engenheiro André Dias, que precisou realizar um trabalho minucioso sobre o material. “Tive que usar soluções de engenharia muito específicas, com alto  nível de complexidade para reconstruir e restaurar partes perdidas e danificadas do conteúdo. Foram meses restaurando trecho a trecho de cada música”, explica André.

Confira as faixas de Yo Te amo:

  1. Yo Te amo
  2. Fuiste tú
  3. Risas
  4. Azul color del mar
  5. Coroné Antonio Bento
  6. Cristina
  7. Cristina Nº2
  8. Padre Cícero
  9. Primavera

Confira a ficha técnica do álbum:
Bateria: Tim Maia
Baixo Elétrico: Fininho
Percussão: Tim Maia
Violão de centro Tim Maia
Guitarra: Luiz “Meio Quilo”
Vibrafone: Cabeçote
Piano e órgão: Celio
Arranjos: Tim Maia
Vocal: Tim Maia, Mosquito, Soninha Terremoto, Cinara e Doria
Criação Musical: Tim Maia
Coordenação e Produção: Tim Maia e Carmelo Maia
Restaurado e Masterizado por André Dias no Post Modern Mastering
Estúdios: Vitória Régia

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles