Alunos do Mato Grosso do Sul apostam na interatividade e na diversão com a criação do app GameofStudent.

 

Os alunos Carlos Eduardo Giacomini, Carlos Henrique Silva, Nathalia Cosim e Yasmin Ribeiro, do Mato Grosso do Sul, desenvolveram um aplicativo que torna a experiência de aprendizagem mais leve e divertida: o GameofStudent. O app reinventa o modo de aprender e ainda pode ser adaptado pelos professores para seguir o cronograma escolar nas áreas de Ciências e Matemática. O projeto nasceu na edição de 2020 da Maratona UNICEF Samsumg, uma iniciativa que tem como objetivo desenvolver tecnologias educacionais na forma de protótipos de aplicativos para serem utilizadas em escolas públicas por professores e estudantes do Ensino Médio.

Os quatro estudantes se juntaram ao professor Fabio Oliveira para  desenvolverem o jogo por aplicativo e chegar à última fase da Maratona. Eles recorreram a reuniões on-line para finalizar o projeto, o apresentaram para uma banca de especialistas e realizaram a publicação. Agora, esperam a cerimônia de encerramento, que acontecerá no mês de agosto.

“Tivemos a ideia de fazer um jogo educativo que traria maior engajamento para estudantes do ensino médio em ciências e matemática”, relata Carlos Henrique, que atua como programador do aplicativo. O objetivo é que os professores possam personalizar o conteúdo em uma sala específica e convidar os alunos a exercitarem o que foi lecionado nas aulas de uma forma mais descontraída, mais atraente.

O app GameofStudent

app GameofStudent

Loki: personagem que interage com o aluno

No GameofStudente, cada fase do jogo é guiada por um personagem, chamado de Loki, que interage com o usuário. É ele quem apresenta os desafios, as instruções, a resposta correta e um resumo do conteúdo explorado a cada etapa. No fim, os professores têm acesso a um relatório para analisar o desempenho dos estudantes. O jogo oferece acessibilidade para deficientes visuais, com audiodescrição, e para deficientes auditivos, com tradução em Libras.

“Em projetos como a Maratona UNICEF Samsung, os alunos vão participando e crescendo juntos. E, principalmente, contribuindo com soluções que podem melhorar a qualidade da educação em nosso estado, em nossa cidade. São eles que vão construir os softwares do futuro e assim terão uma visão mais pedagógica para isso”, destaca o professor Fabio Oliveira.

O grupo sonha em transformar o projeto desenvolvido na Maratona UNICEF Samsung em um produto disponível no mercado. Os estudantes acreditam que poderão ajudar muitos alunos que buscam uma nova forma de assimilar o conteúdo que é visto em sala de aula, mas que às vezes não é absorvido apenas com métodos de ensino mais convencionais.

Aproveite e leia a história da professora Giselle Medeiros para conferir outro exemplo de aplicativo desenvolvido por estudantes

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles