papiros A Biblioteca Digital Mundial (BDM) é um portal gratuito que oferece ao internauta uma seleção de documentos  das maiores bibliotecas internacionais. Inaugurada há um mês, foi desenvolvida por membros da Biblioteca do Congresso Americano que tiveram o suporte técnico da Biblioteca de Alexandria (Egito).

Dá opções de pesquisa e navegação na internet em sete idiomas: inglês, árabe, chinês, espanhol, francês, português e russo. Em meio aos tesouros culturais dessa biblioteca digital estão reproduções das mais antigas grafias e fotografias raras da América Latina.

Está sendo realizada uma campanha de mobilização para reunir, até o fim deste ano, cerca de 60 países associados.

?Não podemos perder a oportunidade de conhecer a história mundial sem sair de casa! Quantos povos, culturas, gastronomia, línguas e dialetos, vestimentas, religiões! O site é belíssimo. Além das fotografias encontramos documentos, depoimentos e uma vasta bibliografia sobre os mais diversos assuntos: cultura, sociedade, economia. Olha aí uma boa forma de educar através da internet! Vamos descobrir a função social dessa ferramenta. Através da tela do computador podemos abrir tantas oportunidades de crescimento, tanto pessoal quanto intelectual. Tá mais do que na hora de explorar a internet para uma educação de qualidade e compromissada com a ética. Vamos incluir o Brasil nessa lista de países associados e aprimorar nossos conhecimentos!

Boa pesquisa!

Colaboração: Rita Célia

Confira no endereço: www.wdl.org

Tagged in:

, ,

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles