uniformes-escolares_2O Ministério da Educação (MEC) planeja centralizar as compras de uniformes e móveis escolares de alunos dos ensinos básico e médio das redes municipal e estadual e medicamentos para hospitais universitários, da mesma forma que já faz com ônibus e barcos para transporte escolar.

A ideia é usar a capacidade do MEC de fazer um pregão nacional para obter preços menores para estados e municípios que se interessarem em participar de uma espécie de consórcio. A intenção é que secretarias estaduais e municipais se unam ao ministério e façam as compras necessárias por um só pregão. A compra de uniformes pelo mesmo sistema ainda está em estudo pelo ministério.

A proposta foi apresentada ao governo pela Associação Brasileira de Indústria Têxtil, interessada no mercado de 50 milhões de estudantes, e por prefeitos e parlamentares. O MEC esclarece que os uniformes não seriam pagos apenas pelo governo federal, mas também pelos estados e municípios.

Será uma boa proposta?

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles