televisao2Qual seria a melhor reação dos pais quando descobrem uma mentira contada pelos filhos? Bronca, castigo, ou uma conversa? Esse é o tema do quadro “Primeira Infância”, do programa Revista que vai ao ar hoje, sábado (28), a partir das 9 horas, na TV Record.

Segundo a psicóloga Eliane Andreia Pessoa Nunes Guerra, entre os quatro ou cinco anos, as mentiras ainda não se destinam a enganar maliciosamente, uma vez que a criança não sabe distinguir o certo do errado. Depois dos seis anos é que se desenvolve a capacidade de mentir com intenção específica.

Os pais devem chamar atenção da criança, investindo mais em diálogos e evitar utilizar a punição.

É necessário observar a frequência, a intensidade e a gravidade das mentiras, pois algo mais sério pode estar por trás, como a mitomania – vontade compulsiva de mentir ou comprometimento com a autoestima.

Vale a pena assistir. Essa foi uma dica publicada no jornal Gazeta (MT).

Aguardo os comentários de quem assitiu, viu? Participem desse espaço, ele é nosso!

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles