Educação

Conselho de Educação quer padronizar regra de matrícula

760 3

O Conselho Nacional de Educação reunirá, agora em dezembro, representantes de estados, municípios e escolas particulares numa tentativa de criar uma data-limite nacional para que a criança, de acordo com o dia de nascimento, possa ser matriculada no primeiro ano do novo ensino fundamental.

951-MeninoEstudando-2Atualmente, as escolas adotam critérios diferentes sobre a idade mínima para o aluno e muitas crianças acabam obrigadas a refazer ensino infantil.

Parte do Brasil decidiu que a criança só pode entrar no ensino fundamental com seis anos; em outra parte do país, com cinco anos. O conselho teme que, caso a ausência de padronização permaneça, crianças novas demais entrem no ensino fundamental.

Para o órgão, os alunos de cinco anos devem ter atividades lúdicas e brincadeiras, e não lições de alfabetização. O Conselho defende que o corte nacional seja fixado em fevereiro, início do ano letivo.

Fonte: Folha de São Paulo (SP), Ricardo Westin e Fábio Takahashi

Espero que essa discussão aconteça na escola, com a presença das famílias e que a sociedade em geral possa se manifestar. O que acham vocês sobre essa questão? Qual a idade mínima para a criança entrar na fase escolar?

Recomendado para você

3 Comentários

  • Isabelle Rocha disse:

    Bom dia,Valeska!

    Estou de acordo com o que você citou no post,”Espero que essa discussão aconteça na escola, com a presença das famílias e que a sociedade em geral possa se manifestar”.
    De fato,a crinça na educação infantil ela começa a desenvolver a curiosidade e o gosto pelo conhecimento,e, quando ela inicia o ensino fundamental, há uma formalização no ensino, nas avaliações,enfim,a criança precisa ser motivada a pesquisar e desenvolver algumas habilidades.Portanto,é cabível que os pais sejam bem informandos na escola pelos profissionais e educadores que possivelmente, vão participar do desenvolvimento do seu(ua) filho(a) na educação infantil ou no ensino funadamnental.Assim, os pais esclarecidos podem definir a matrícula e respeitar o limite e desenvolvimento da criança.
    Afinal de contas, para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, torna-se essencial a relação da escola com os pais e vice-versa.

    Um abraço.

  • Olá Isabelle. Esse é um assunto que exige toda a nossa atenção. Com certeza deveria ser discutido entre os pais e os profissionais adequados, já que a educação infantil é o pilar fundamental para se construir uma base sólida de conhecimentos e valores para a vida.
    Obrigada por seus comentários.
    Abarços,

  • Adriana Lopes disse:

    OLá Valeska Andrade é um assunto que nos assusta. Que pessoas quero ter no futuro, já que as etapas de vida estará sendo invadida? O envolvimento dos pais com a escola trará um olhar real sobre as deficiencias que serão plantadas em crianças através de um ensino invasor. Crianças deverão ser mediadas na idade certa.

    Abraços,
    Adriana Lopes ( bacabal-Maranhão)

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *