Educação

Crianças podem cursar a primeira série aos cinco anos

1574 67

951-MeninoEstudando-2Crianças de cinco anos de idade que já tiverem cursado dois anos de pré-escola poderão entrar no ensino fundamental de nove anos em 2010.

A decisão foi tomada ontem (10) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e vale apenas para o ano que vem.

Para entrar em vigor, a medida ainda precisa ser homologada pelo ministro da Educação Fernando Haddad, o que deve ocorrer nas próximas semanas.

O objetivo do Conselho foi evitar que se repitam casos de crianças que estão sendo obrigadas pelas escolas a repetir algum ano na educação infantil porque não tinham seis anos completos para ingressar no ensino fundamental.

A posição do CNE para 2011 em diante foi mantida no texto aprovado ontem – depois de 2010, só poderão ser matriculadas no fundamental crianças que completarem seis anos até o dia 31 de março.

Pais, fiquem atentos com a resolução. Estamos em período de matrículas escolares e a notícia não foi muito divulgada!!!

Recomendado para você

67 Comentários

  • zilma costa disse:

    por que será que não foi muito divulgada!!!muitos pais com crianças especias muitas vezes não sabem que a escola tem obrigação de aceitar a inclução do seu filho na mesma, ainda mais os filhos com cinco anos de idade já estarem na primeira série, se tratando de edução, tenham todos atenção por que muitas coisas mesmo não é divulgada,e quando aprovam um projeto na escola não é apenas investimento mas obrigação das politicas publicas em educução,apenas precisam rever se a escola esta preparada para se adaptar a realidade do educando e não ao contrario! ei coloca essa nota ai valeuuuu

  • Jhenyfer disse:

    Minha filha completa 6 anos em 16 de abril, e esta totalmente alfabetizada lendo e escrevendo, e esta cursando o 3º ano da educaçao infantil. Gostaria de saber se ela poderá ser matriculada na 1ª série em 2011. Obrigada

    • Valeska Andrade disse:

      Olá Jhenyfer. A lei está passando por uma série de mudanças e ainda está no Senado para aprovação. Provavelmente sua filha poderá se matricular no primeiro sim, visto que está prevista somente para 2012 a resolução.
      Abraços,

  • Luciana disse:

    Minha filha faz 05 anos 27/12, ela ja pode ir para o 1º ano???

  • Existe alguma informação dada pela Secretaria de Educação sobre quando eu posso ir até a escola para tentar obter uma vaga e matricular meu filho? Se isso nao for resolvido vai prejudicar muita gente que perdeu a matricula das escolinhas com espectativa deles iniciarem a 1ª serie.

  • deise disse:

    Essa regra vale pra quem faz aniversario ate 31/03 E quem faz 6 anos 1 de abril tem excessao??

  • ju disse:

    minha iha tem 5anos az aniersario em 16 maio ja ez 2 ano de pre ea podera ser matricuada na primeira serie

  • Cleide disse:

    Meu filho tem 5 anos e meio, faz aniversario dia 12-07 ja estudou dois anos, e agora ele poderá estudar a 1 serie,? a Escola é part. quer voltar ele, pois ele não tem a idade completa pra estudar a 1ª serie. a nova lei permite a regredir um ano?

  • Kisa Marques disse:

    Olá! Minha filha tem 2 anos e meio. Ano passado cursou maternal, neste ano gostaria de colocá-la no jardim I. Ela já identifica as letras, faz o nome dela, do pai, da mãee de outras pessoas, identifica as cores, conta e identifica cada número. O q devo fazer? Continuar com ela no maternal ou pasar para o jardim I? Obrigada.

  • Hélio S. Arruda disse:

    BOA TARDE GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO BAIXAR ESSA NOVA LEI QUE DA DIREITO A CRIANÇAS DE 5 ANOS CURSAREM OA 1ª SÉRIE DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

    ABRAÇO E OBRIGADO PELA ATENÇÃO

  • raphaela moreira santana disse:

    plá minha filha tem 5 anos e completa 6 em outubro mais ja fez o jd1 duas vzs esse ano vai para o jd2 só q ela é muito adiantada e a escola nao qr colocar ela na 1°série o que poço fazer por favor responda no meu email(a escola é particular)OBRIGADA***

  • rafhinha**** disse:

    Olá minha filha tem 5 anos e completa 6 em outubro mais ja fez o jd1 duas vzs esse ano vai para o jd2 só q ela é muito adiantada e a escola nao qr colocar ela na 1°série o que poço fazer por favor responda no meu email(a escola é particular)OBRIGADA***

  • Kisa Marques disse:

    Olá, sou eu outra vez.
    Gostaria de saber o que faço, quanto a pergunta que fiz anteriormente.
    Na dúvida, pedi para que deixasse minha filha no jardim I, ela tá tão empolgada! Não gostaria que ela se fruatasse por ter que repetir um ano, pois ela já entende e fala para todos que passou de ano.
    Ela é muito esperta e inteligente.Como relatei no comentário anterior, ela tem 2 anos e oito meses, é mesmo muito nova? Ela tem mesmo que repetir um ano?
    Por favor, me dê uma resposta. Já tô mais que aflita. rsrs

    • Valeska Andrade disse:

      Kisa, como a lei foi aprovada sua filha terá que cursar novamente sim. Pedagogicamente, alguns especialistas listas as informações e ganhos que essa “repetição” trará a criança.Não haverá prejuizos, segundo alguns. Recomendo que entre no site do MEC e se informe quanto a decisão da secretaria de educação de sua cidade. Lá você encontrará mais informações, inclusive um chat de especialistas que debatem o assunto. Boa sorte!

  • ELAINE CRISTINA disse:

    MINHA FILHA TEM 05 ANOS E MEIO ELA PODE CURSAR A 1ª SÉRIE POIS ELA ESTA EM DIAS COM A ESCOLA, SERIA O CASO DA ESCOLA RETARDAR ELA P UMA SÉRIE ANTERIOR POR CONTA DA IDADE APENAS.POIS PELO Q EU LI SÓ PODE CURSAR AS CRIANÇAS Q TEM 6 ANOS COMPLETO ATÉ 31 DE MARÇO.
    ELAINE

  • marcela lula disse:

    meu filho vai fazer 5 anos em 20-04 2011 ele esta cursando o pre3 sera
    que o ano que vem ele poderar cursar o 1 ano do ensino fundamental
    pois vai fazer 6 anos em abril

  • patricia disse:

    meu filho faz 6 anos 18 de maio ele pode cursar 1 série

  • KATIA disse:

    minha filha vai fazer 6 anos em 12/07/2012 e já cursa o pre II o ano que vem ela pode fazer o 1 ano do ensino fundamental

  • Elaine Ribeiro disse:

    Minha filha tem 3 anos e fará 4 dia 09/04/2012,fiquei muito triste pois por causa de 9 dias ela terá que cursar o maternal e não o jardim como eu previa.Ainda não a matriculei, a escola ficou de me dar uma posição breve, espero que prorroguem esta data será que posso ter esperanças?

  • Rosana disse:

    gostaria de saber se a lei permite matricular criança no 1º ano,que so completara 6 anos no 2º semestre?

  • sandra regina ferreira disse:

    minha filha tem 5 anos de idade, desde dos 2 anos de idade ela vai para escola, como ficara a situaçao dela, pois gostaria muito que ela va para o ensino fundamental, pois confio em seu potencial. as escolas particulares daqui tem aceitado a matricula de crianças de 5 anos no ensino fundamental, se e lei porque umas pode e outras nao. direitos iguais. sou da cidade de ipatinga mg. sera se eu entrar na justiça consigo matricular minha filha no ensino fundamental,mas queria em escola publica pois nao tenho condiçoes de matricular minha filha em escola particular me esclareça o mais rapido possivel afinal de contas o ano ja esta acabando

  • elizangela disse:

    me ajudem pessoal, tmb tenho duvidas pois meu filho esta na escolinha desde 2 anos e meio, e completara 6 anos em junho do ano que vem (2012),queria saber se ele pode ir para a rede publica, estou desesperada, sem saber o que fazer pois a cada dia essa lei muda . me ajudem , esclareçao melhor o que devemos fazer .obrigada….

  • Mara disse:

    Minha filha vai fazer 6 anos em março de 2012, e cursou o pré-I e pré II, minha duvida é, se ela vai ter que fazer 0 1º ano que corresponde novamente um pré, ou vai para o 2º ano que é uma primeira série….???

  • JAQUELINE ALMEIDA disse:

    minha filha tem 05 anos ta fazendo infantil II, e vai fazer 06 anos em 13 de abril de 2012, quero saber que serie ela vai cursar ?

  • Michele disse:

    Boa Tarde.
    Minha filha tem 2 anos e meio e concluiu o infantil II, e fará 3 anos em 25 de junho de 2012. Minha dúvida é se devo matriculá-la no infantil III ou deverá repatir o infantil II

  • carla caroline disse:

    ola minh filha faz 6 anos dia 2 de abril posso recorrer de alguma forma para ela entra no 1 ano oq devo fazer

  • Paula disse:

    Bom dia , minha filha tem 5 anos , vai completar 6 anos em julho, ela já estudou 3 anos fez maternal, jardim I e jardim II, neste anos 2012 ela pode ser matriculada na 1 série ?
    Favor me respondam

  • Daiane disse:

    Oi!!!

    Como muitos pais, também tenho minhas dúvidas porisso peço a ajuda de vocês se possível, tenho um filho de cinco anos, que frequenta a escola de educação infantil desde os quatro meses de idade já fez desde o berçário até jardim dois, ele completa seis anos em maio e para não repetir o jardim dois ele já pode ir para a primeira série do ensino fundamental?
    Obrigada Daiane

  • ROSECLEIDE MOREIRA CARNEIRO disse:

    GOSTARIA DE RESEBER INFORMAÇÕEA URGENTE SOBRE: NOVA LEI QUE DETERMINA CURSAR A 1 SÉRIE SÓ AO SEIS ANOS DE IDADE. MINHA FILHA COMPLETARAR 6 ANOS EM 3 DE JULHO, JÁ TEM 3 ANOS ESTUDANDO, É MUITO INTELIGENTE JÁ LER CORRETAMENTE LIVROS, ESCREVER SEM DIFICULDADE E TEM FACILIDADE EM INTERPRETAR TEXTO… PODERÁ ENTÃO CURSAR A PRIMEIRA SÉRIE. OBRIGADA

  • Valdirene disse:

    Ol minha filha tem 4 anos e faz 5 em 27 de julho ela podera entrar na primeira serie o ano que vem queria saber por causa da nova lei e ela não esta em nenhuma escolinha….

  • isis disse:

    olá, gostaria que alguem me ajuda-se . meu filho tem 5 anos e 4 meses, estuda desdos 2 anos de idade na pré escola, agora ele está no jardim de novo, não entendo , porque como ele está quase alfabetizado estranho o fato dele só ir para o primeiro ano, antigo c.a com 6 anos acho que vai atrasar os estudos dele, ele completa 6 anos em outubro de 2012. se alguem puder responder me ajudem . obrigada

  • kenia disse:

    minha filha faz 6 anos dia 12 de julho gostaria de saber se ela fazer a primeira serie ela fez todo o percurso do emei. por favor mandem resposta obrigada

  • paula lima disse:

    olá minha filha completa 6 anos agora em meados de junho, como fica asituação dela?? pois, ela já frequentou dois anos apre=-e e scola?? se continuar assimn ela só vai sair do 9° ano qnd tiver 15 anos?? favor me responda

  • Leni Souza de lima disse:

    Olá ,minha filha estuda des de dois anos e quatro meses. Ela estuda na escola particular esta fazendo o infantil2,completara 5anos agora em 20 de abril.pelo que eu li nos comentários?ela era pra estar no infatil3,e ano que vem ir para o pre? Me tirem essa duvida por favor e desde já mto obrigada.

  • ZENILDA SOUZA disse:

    OLÁ, MINHA COMPLETA 5 ANOS NO DIA 05/04/2012 ESTÁ NO GRUPO 4 E ESTUDA DESDE 2 ANOS IRÁ FAZER O 1º ANO COM 7 ANOS NÃO ACHA UM ABSURDO?
    AGUARDO RETORNO.

    • Valeska Andrade disse:

      Ola Zenilda!pela nova lei a idade é de seis anos. Mas está sendo revista e muitas dúvidas aparecem para os pais e escola sobre o assunto. Entra no portal do Mec para saber mais sobre o assunto. Boa sorte!

  • Conheço uma garota de cinco anos que cursa a segunda série, pois não precisou fazer a primeira, mas o pai fica um pouco preocupado por achar que ela mais cedo ou mais tarde terá que repetir uma série por exigência do MEC, queria saber o q fazer para que isso não ocorra. Pode me ajudar? Desde já, obrigada.

  • tamara disse:

    minha filha faz 5 anos em agosto, eu posso ano que vem coloca-la no primeiro ano ela ja estudou 2 anos e meio? obrigada e o que faço?

  • Glauce Ramalho disse:

    Boa noite, minha filha completará 6 anos em outubro e estuda em uma escola particular, fez o jardim II em 2011 e agora está cursando a 1ª série (que é o antigo pré), recebi uma notícia da escola que me deixou muito preocupada que, devido a sua idade, terá que fazer novamente a 1ª série o ano que vem, achei um absurdo pois ela já vem estudando desde o ano passado e o pior é que para a criança, psicologicamente falando, será um transtorno saber que os seus coleguinhas vão para a 2ª série e ela ficará na 1ª, sendo que ela desempenha muito bem as tarefas e já sabe ler. Por favor, gostaria de uma orientação de como devo proceder junto a Delegacia de Ensino, etc… Obrigada!

  • VILMA MONTEIRO disse:

    Olá minha filha fez 06 anos em 29 de abril, esse ano a escola pública em que ela estudava deu transferência para ela cursar a 1ª série do fundamental, pois desde 2010 ela já faz a Educação Infantil.
    Ela está desistimulada a ir a escola porque está repetindo tudo o que ela já viu, pois já com 05 anos ela lia e escrevia palavras sem nenhuma dificuldade. Agora meados de setembro de 2012 já não posso fazer nada para que ela faça a 1ª série do fundamental. Gostaria de saber se posso exigir da escola um teste de aptidão para que ano que vem ela vá direto para a 2ª série já que ela já tem condições de acompanhar uma turma que está mais adiantada no processo de alfabetização.
    Obrigada.

  • jose oliveira lima disse:

    Se o MEC não permite que crianças com 5 anos e nove meses como
    é o caso do meu filho que seja matriculado Eu vou tira-lo da escolinha onde ele aprende a brincar com massinha e rabiscar papel exclusiva
    mente; e deixo ele um ano sem frequentar escolina e no proxino ano
    faço a matricula dele no primeiro ano do ensino fundamental. Porque
    o Mec proibe a matricula com idade inferior a seis anos mas não proi-
    be que a criança fique em casa,
    Um absurdo,

  • Natalia Naomi disse:

    Olá gostaria de saber e que agente mora no japao se meu filho que vai fazer 6 em fevereiro 2012 se ele perde meio ano e que agente vai voltar em julho ele perde o ano inteiro ? Por favor espero sua resposta obrigado

  • regiane capucho de souza disse:

    oi sou regiane e queria muito saber minha filha faz 5 anos agora em fevereiro e sera q ela ja pode ir para o 1 ano

  • maria conceição disse:

    Olá , gostaria de uma informação minha filha em agosto completa 4 anos , já estudou 2 anos o maternalzinho ,,,, a escola matriculou no maternal ,, sendo que a mesma e bem adiantada ,queria mt que ficasse no jardim 1 ,, ñ estou aceitando estão voltando tudo novamente e acaba atrasando a criança ….. ainda mas se continuar assim ela só faz a primeira serie do fundamental com 7 anos …. o que eu faço , será que le tem direito de ir para o jardim ..
    Aguardo a resposta !
    Obrigada!

  • Angela Mari disse:

    OI, ESTOU EM DUVIDA, SEI QUE TODOS FALAM QUE QUEM FAZ ANIVERSARIO DEPOIS DE 31 DE MARÇO NAO PODE CURSAR O PRE, GOSTARIA DE SABER , É VERDADE??? OS AMIGOS DO MEU FILHO TODOS VAO CURSAR O PRE E SO ELE VAI PRO I5 , POSSO COLOCAR CONSIGO COLOCAR O MEU FILHO JUNTO COM OS OUTROS COLEGUINHAS( MEU FILHO JA FEZ 2 ANOS E I3 E I4) ???? OU PELO MENOS FAZER UM NO PARTICULAR PARA LE NAO FICAR PARA TRAS??? ESTA DANDO DO, PQ SO ELE FICAR PARA TRAS!!!

  • ana cristina disse:

    Minha filha completa 4 anos em maio , mas fui informada q só posso colocar ela na escola publica ano q vem , já que ela só faz em maio e não em março .Me tirem essa duvida por favor.

  • Patrícia Andrade disse:

    minha filha estudou em 2010 o jardim 1 com 2 anos, e fez o jardim 2 em 2011 com 3 anos. Agora neste ano de 2013 ela tem 4 anos e irá completar 5 anos no dia 07/04/13,
    Como a nomenclatura mudou, qual série minha filha deveria estudar?

  • Darlan Almeida Domingos disse:

    Boa noite! estou sempre ouvindo falar sobre a idade minima para ingresso de crianças na rede publica de ensino, pois bem , tenho uma filha que completa 4 anos dei 1º de abril de 2013 mas procurei a escolinha para matricular e a diretora me disse que tinha medo de fiscal altuar a escola. todas as crianas de 4 anos da cidade estao na escola menos a minha (a cidade é pequena apenas 1800 habitantes ok São Sebastião do Rio Preto MG) eu até tentei argumentar com a diretora que minha filha não é menos inteligente que as outras por ter nascido 6 hs da manhã do dia 1º mas ela disse que não podia fazer nada. por favor alguem sabe alguma noticia que possa me ajudar? Obrigado!

    • Valeska Andrade disse:

      Olá Darlan. Procure o Conselho de Educação de seu município que os técnicos esclareceram sobre o assunto. Mas a lei é federal, aprovada e não há mudanças até o momento. Abraço

  • stefanie monike disse:

    Ola,minha irma vai fazer 6 anos em julho de ja fez o jardim 1 e esta fazendo o 2,Tenho uma pergunta ela ja pode ir para a primeira serie ou tem que ir para o jardim 3? OBRIGADO

  • Maria Bento disse:

    Boa noite!
    Gostaria de saber se meu neto que fará 6 anos no dia 21/07/2014 poderá ser matriculado no 1º ano em 2014 pois o mesmo já estudou o jardim(pré) II e está totalmente alfabetizado. Tem alguma lei que pode me dar essa resposta? Existe alguma lei que diz que a criança não pode regredir nos estudos?
    Por favor preciso estas respostas pois as matrículas para o ano letivo de 2014 já estão chegando e continuo na dúvida.
    Um abraço

  • Edinilza Maria disse:

    olá minhas filhas tem cinco anos completam seis no dia 30 de abril de 2013 e estão no jardim 2, gostaria de saber se esta certo elas irem para o 1 ano, se não qual seria?

  • DEUSDETE disse:

    OLÁ, MEU FILHO JÁ ESTÁ HÁ 2 ANOS ESTUDANDO E COMPLETA 5 ANOS NO FINAL DE NOVEMBRO, ANO QUE VEM ELE JÁ PODE FAZER A 1 ª SÉRIE DO FUNDAMENTAL OU SÓ DEPOIS DE COMPLETAR 6 ANOS?

  • Glicia Tavares disse:

    Meu filho completará seis anos em 31/05/2014, concluiu com bom desempenho a educação infantil e já está lendo e escrevendo, Porém a escola não aceita o seu ingresso no ensino fundamental. Existe alguma “brecha na lei que permita que ele seja matriculado no primeiro ano do ensino fundamenta? Moro no interior do Ceara . Obrigada.

  • Juliana disse:

    Olá!

    Meu filho completou 6 anos em 02/07/13. Está cursando o 1 ano fundamental. Hoje vi que foi um erro adiantá-lo. Como voltar atrás sendo que a nova lei prevê que não haja retenção nos primeiros anos do ensino fundamental. O que posso fazer para que ele repita o primeiro ano? Obrigada.

  • Vanessa Lopes disse:

    Minha filha completa 6 anos dia 21/10/2014,eu teria q matricular ela esse ano para começar a estudar o ano q vem,ou ñ?

  • Olá, o antigo jardim III é o atual pré II disse:

    Com a nova mudança as crianças de 05 anos irão cursar o pré II que é igual ao antigo jardim III

  • Deise Bresolin Crestana disse:

    Meu filho completa seis anos dia cinco maio de 2014, já cursou a pré-escola este ano. Ele pode ir para a primeira série o ano que vem?

  • daniela disse:

    Gostaria de sabe minha filha faz a educação infantil V .ela so faz aniversário em 19-06.posso matricular ela na 1 serie.pois ela estudava num colegio fez ate o infantiIV.e depois mudando ela de escola comecou a fazer infantil V so q escola falo q outro colegio n ira aceitapreciso de um resposta pois to procurando outra escola e preciso fazer a matricula dela.

  • Edna Lima disse:

    Olha minha filha acabou de fazer 5 anos no dia 14.11.2014, e so fez um ano de pré escolar, e eu sei que tem que fazer dois anos de pré escola, para entrar na 1 serie, e também tem que ser com seis anos de idade, eu nao quero matricular ela na 1 serie sera que tem alguma lei que me ampara, tenho medo de querer adiatar e mas na frente me arrepender, alguem pode me ajudar…. sou de Cerejeiras. RO

  • Zanja disse:

    Matriculei meus filhos numa escola nova (Escola rede privada) porém após a 1° semana de aula percebi algumas irregularidades na escola, como: Uma sala de aula com uma unica professora ministrando aula para duas séries diferentes no mesmo turno, minha filha é 4° ano ensino fundamental I e estuda na mesma turma de crianças matriculadas no 5° ensino fundamental I, entre outras coisas que percebi quero tirar eles da escola quais meus direitos no que diz respeito a parte financeira.

  • iraci disse:

    Acho um absurdo criança entrar na escola tão cedo,sei que os pais precisam trabalhar que os tempos são outros,mas se pararmos para pensar é nesse momento em que vivemos um contexto violento e correria que as crianças deveriam ter mais a presença dos pais.Tem criança que ver os pais sete da manha e retorna a ver as 7 da noite isso é um absurdo.Onde está o seio familiar?estão surgindo pessoas sem amor.No nosso tempo começávamos a estudar com sete anos e aprendíamos,hoje se começa ainda um bebê e não se aprende nada.Criança não precisa ficar sentada quase 5 horas para uma aprendizagem mecanizada,é uma tortura. Cada vez mais professoras estressadas que trabalham dois três períodos chegam em sala e gritam freneticamente.(não estou generalizando sei que ainda existem ótimas professoras).
    Escolas municipais parecem depósitos,a máquina política move o sistema educacional

  • Dircelia de Antoni disse:

    Ola,minha filha vai fazer 5anos no dia15 de agosto,consigui vaga para ela este ano no emei,onde segundo a professora ela permanecera por dois anos.
    Então a minha duvida é, em 2016 ela tem que estar entrando no ensino fudamental , mas como retatei acima ela continuará no emei ,portanto ela vai iniciar o fudamental com 6anos mas vai terminar com 7anos e assim ela ficar atrasada 1 ano.obrigada…

  • Renata karla disse:

    Minha filha está no 1o ano,ela tem 5 anos,completará 6 em 15 de junho.Ela pulou uma série da educação infantil,mas eu me arrependi.O que faço?

  • Alessandra Dualhatka disse:

    Minha filha tem 5 anos fui matricular ela no pré não aceitaram pelo tamanho dela por ela ser maior q os coleguinhas colocaram direto no primeiro ano sem ter frequentado o jardim e o pré eles fizeram certo ou errado pq ela esta bem atrasada perto dos outros…

  • Bom dia minha filha completa 4 anos dia 16 de Abril, já estudou 2 anos a escola quer que ela repita o grupo 3 por conta da lei que tem que fazer anos até 31 de Março mais a criança tem capacidade suficiente de avancar não é justo o que fazer

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *