Educação

Relatório que beneficia cinema nacional é aprovado no Senado

282 1

cinemaA senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) apresentou parecer pela aprovação do projeto de lei que obriga a exibição de filmes nacionais nas escolas de educação básica.

O PLS 185/2008, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), modifica o art. 26 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, chamada de Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira (LDB), para obrigar as escolas de educação básica a exibirem obras cinematográficas nacionais.

De acordo com a iniciativa, essa exibição será um componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola e terá carga mínima de duas horas mensais.

O projeto votado em caráter terminativo aguarda agora votação.
 
Fonte: O Mossoroense (RN)

Fiquei muito feliz com essa medida, já que o cinema é uma das melhores ferramentas para se trabalhar em sala de aula. Ele ajuda na reflexão, no conhecimento sobre o assunto, na interpretação dos fatos e análise dos conteúdos.

Além da ludicidade, desperta o olhar para novos conhecimentos de mundo e leituras imagéticas. Agora tem que se ter atenção na preparação do educador. Não adianta apenas utilizar a tecnologia. É preciso um planejamento com objetivos e avaliações bem definidas, além de uma metodologia que atraia o educando para o objetivo traçado.  

Algumas dicas de livros:

  • ALMEIDA, Milton J. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo, Editora Cortez. 2001, 110 p.
  • AZZI, Riolando. Cinema e Educação: orientação pedagógica e cultural de vídeos. São Paulo, Paulinas, 1996, 189 p.
  • FERRETTI, João. O filme como elemento de socialização na escola. São Paulo, FDE (lições com cinema 4), 1995, 44 p.
  • FRANCO, Marília. “Natureza pedagógica das linguagens audiovisuais” IN: Falcão, A.R e Bruzzo, C. (Orgs). Lições com Cinema. São Paulo, FDE, 1993.
  • NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo, Contexto, 2001.

Recomendado para você

1 comentário

  • IVANA LUCENA disse:

    Também fico bastante feliz e concordo plenamente com a opinião de que o cinema pode representar uma ferramenta pedagógica riquíssima para ampliar o nível de conhecimento dos alunos. Ressalto também que se for feita uma pesquisa com os professores, ficarão admirados com a mínima porcentagem desses que tem o hábito de ir ao cinema, que dirá a um teatro, este, a maioria nunca foi. No máximo assistem em casa a DVD pirata, já que os originais são extremamente caros e, embora a pirataria seja um crime, se não fosse ela, as industrias de aparelhos de DVD não teriam vendido tanto ultimamente e a população humilde jamais teria acesso a esses filmes.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *