Violencia-nas-escolas-violencia-na-internet

Estudo coordenado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública apresentado em São Paulo, que envolveu os 266 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, mostra que São Paulo e Rio de Janeiro não são os lugares mais violentos para os jovens brasileiros.

No ranking, São Paulo ficou em 192º lugar e, o Rio, na 64º posição. O estudo diagnosticou a exposição de jovens de 12 a 29 anos à violência pelo Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ).

O grau de exposição dessa faixa etária à violência é considerado muito alto em dez cidades. Já outros 33 municípios tiveram IVJ considerado alto. Entre os municípios menos vulneráveis estão São Carlos, São Caetano do Sul e Franca, todos em São Paulo.

Os dados gerais do estudo mostram que embora espalhada por todo o País, a exposição do jovem à violência é maior nas regiões Norte e Nordeste.

Será por falta de políticas públicas para essa faixa etária?

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles