Educação

Disparidade no acesso a educação

845 3

Relatório Direitos Humanos no Brasil, apontou a disparidade gritante no acesso à educação.

De acordo com o levantamento, entre os 20% mais pobres dos jovens de 15 a 17 anos, apenas 24,9% estavam matriculados no ensino médio.

Já a situação dos presídios aparece como um dos grandes desafios no combate às violações no meio urbano.

qualidade_ensino

O país é apontado no documento como o segundo na América Latina com a maior população carcerária proporcional, perdendo apenas para o Chile.

Na avaliação da jornalista e membro da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos Maria Luiza Mendonça, todas as violações são sintomas da desigualdade social em que vivem os brasileiros.

Essa é a raiz do problema e enquanto a população não tiver acesso a direitos econômicos e sociais básicos, todas as taxas citadas no relatório não diminuirão.

Fonte: Correio Brasiliense (DF)

Recomendado para você

3 Comentários

  • IVANA LUCENA disse:

    Por incrível que pareça temos aí os dois extremos de um só problema A IGNORÂNCIA. Se não for implantada efetivamente uma política séria para a EDUCAÇÃO, a unica certeza que teremos é que essas crianças e jovens, hoje privados dela, comporão o futura população carcerária do nossa gloriosa Pátria amada BRASIL.

  • Anonimo disse:

    Alguns desses sistemas de vestibulares, como Cespe/UnB, são de fato empresas privadas com faturamento anual próximo de
    meio bilhão de reais, através de vestibulares de diversas instituições, concursos, avaliações educacionais, etc. Porquanto, ocupa milhares de horas/ano de trabalho docente público. Compensa
    o que universidade pública cede do tempo de trabalho dos seus docentes para tais empresas? Pode uma empresa privada, para gastar e não para receber verbas públicas, desviar funcionário público das sua obrigações, deixando até de comparecer nas salas
    de aulas? E quando mais ignorantes houver mais llucrativo é o negócio de tais empresas.

  • Anonimo disse:

    No Brasil, ignorância é o maior ingrediente que faz tudo mais lucrativo, em todos os ramos.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *