Educação

A leitura diverte e educa

1000 3

Um dos objetivos desse blog é privilegiar as boas ideias, a reflexão e a pluralidade na educação. Sendo assim, compartilho com os leitores dicas do professor João Teles de Aguiar, um parceiro desse espaço, sobre a importância da leitura.

Uma ótima maneira de aproveitar as férias e o convívio familiar. Envie-nos a sua também. Teremos o maior prazer em publicar.

LeituraA leitura diverte e educa

Ler nas férias é uma atividade muito relevante para as crianças.. A leitura diverte e educa. A casa(de morada ou de férias) pode ser um excelente local para praticar a leitura. À família cabe motivar as crianças. Veja algumas dicas:

1. Disponha livros na sala e no quarto das crianças;
2. Leia com elas e pra elas;
3. Comente com elas as suas leituras;
4. Encape, limpe e cuide de livros. Pela ajuda as crianças. O exemplo é imprescindível!;
5. Se perceber que a criança encerrou uma leitura, puxe uma conversa com ela sobre o que ela leu;
6. Incentive aos que leem;
7. Compre livros e dê de presente às crianças;
8. Visite locais que incentivem a leitura, como teatros, pinacotecas, livrarias, etc;
9. Escolha um momento do dia para ler. O local para isso também é importante!
10. Seja um leitor contumaz. Quem convive com leitores, aprende o hábito saudável de manusear livros;
11. Incentive a leitura também na internet(selecione antes os sites);
12. Não esqueça: a leitura de imagens também é importante e agradável;
13. Inclua poesia no cardápio de leituras;
14. Selecione as obras por idade. Não ponha o livro errado nas mãos erradas!
15. Faça sempre comentários elogiosos quando refeir-se à escola, aos livros, aos estudos e aos professores!

João Teles de Aguiar – coordenador do Projeto Confraria de Leituras há 13 anos.

Recomendado para você

3 Comentários

  • Davi Portela disse:

    Tenho a convicção de que o Confraria de Leitura, sob a engenhosidade do professor João Teles, meu conterrâneo, já mudou muitas vidas, já proporcionou aos alunos muitas viagens inesquecíveis. Há 13 anos, o vocacionado professor, com muito esforço e dedicação, tem feito um trabalho excelente sobre todos os aspectos: bem planejado, bem fundamentado. Vem formando leitores, vem criando no alunado o habito de ler, algo tão imprescindível para quem quer se aventurar no mundo da escrita. Como diz o ditado: só escreve quem ler. Dizem que os livros têm o seu destino, e o Confraria também tem sua distinta missão, sem falar que, diante de muito caminho percorrido, ele já é consagrado o espaço, por excelência, de formadores de opinião. Já deixou muitas crianças “maluquinhas” pelo fantástico universo da escrita, da palavra-mundo. Trata-se de um projeto com muito sucesso e com muita repercussão, e que por isso os comentários elogiosos se sucedem. Parabéns aos alunos e ao mentor-mor deste magnífico projeto.

  • DAVI PORTELA disse:

    O CONFRARIA NO O POVO

    Tenho a convicção de que o Confraria de Leitura, sob a engenhosidade do professor João Teles, meu conterrâneo, já mudou muitas vidas, já proporcionou aos alunos muitas viagens inesquecíveis. Há 13 anos, o vocacionado professor, com muito esforço e dedicação, tem feito um trabalho excelente, sobre todos os aspectos: bem planejado, bem fundamentado. Vem formando leitores, vem criando no alunado o hábito de ler, algo tão imprescindível para quem quer se aventurar no mundo da escrita. Como diz o ditado: “Só escreve quem ler. Dizem que os livros tem o seu destino e o Confraria também tem sua distinta missão, sem falar que, diante de muito caminho percorrido, ele já é consagrado no espaço, por excelência, de formadores de opinião. Já deixou muitas crianças maluquinhas pelo fantástico universo da escrita, da palavra-mundo. Trata-se de um projeto com muito sucesso e com muita repercussão e que por isso os comentários elogiosos se sucedem. Parabéns aos alunos e ao mentor-mor deste magnífico projeto.

    Davi Portela, Coreaú – CE.

  • Jotinha disse:

    Os comentários estão sumindo?

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *