Educação

Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado

426 54

viva-700787A aula inaugural da primeira turma do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado será dia 1° de fevereiro, por meio da internet. Serão formados 3.150 professores.

Eles são da redes de ensino de 420 municípios de várias partes do País para atuarem em educação especial, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência.

O curso, na modalidade a distância, é realizado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, em convênio com o Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A especialização é coordenada pelas professoras Francinete Alves, Ercília Braga e Rita Vieira de Figueiredo. 

A metodologia compreende 75% das atividades na modalidade a distância e 25% em encontros presenciais nos municípios-pólo. Concebido na perspectiva da Aprendizagem Colaborativa em Rede (ACR) e no método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), o curso traz inovações sobre o AEE, incluindo assuntos como Deficiências Múltiplas, Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação.

De acordo com as coordenadoras, cada área abordada usou como referência situações do cotidiano escolar e seu enfrentamento prático. Para a Profª Francinete Alves, o material didático-pedagógico especializado foi elaborado pela UFC. Compreende uma coletânea de 13 volumes, englobando os conteúdos de referência sobre AEE.

Essa produção será disponibilizada on-line e impressa para os participantes do curso e para as redes públicas municipais e estaduais de ensino do País.  

Referência – Desde 2007, a UFC vem realizado cursos de formação / aperfeiçoamento em AEE, na modalidade a distância. Naquele ano foram formados 1.178 professores alunos de 120 municípios e, em 2008, mais 2.145, de 600 municípios brasileiros.

Este ano, o curso de especialização que começa em 1º de fevereiro é um desafio ainda maior. A coordenação é colegiada e o curso está estruturado em turmas de 20 professores-alunos e um tutor. As vagas foram distribuídas entre as secretarias municipais estaduais de ensino dos municípios, a critério do MEC. Cada turma vai dispor de uma área no ambiente virtual de aprendizagem TelEduc.

Fonte: Profª Rita Vieira de Figueiredo, da Faculdade de Educação da UFC – (fone: 85 3366 7506)

Recomendado para você