Diante do caos que a educação vivencia, exemplos como os citados na matéria de hoje do O POVO: “Escola Pública aprova 91% a mais na UFC” (http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza), nos enchem de orgulho e motivam os que não acreditam na escola pública e no ensino de qualidade.
Foram 149 aprovações nos mais diversos cursos da Universidade Federal do Ceará, que tem um dos vestibulares mais difíceis do país e é referência nacional em seus cursos de graduação, mestrado e doutorado.
Marcela, Juliana, Hitalo e Aila são alguns dos personagens apresentados nessa história de recomeço feliz. Sim, porque a luta, a determinação, a seriedade e o compromisso dos estudantes e certamente das famílias não começou de ontem para hoje.
Geralmente esses jovens tem uma rotina dupla, trabalham e estudam para se inserirem no mercado de trabalho com alguma qualificação. Passam por dificuldades como falta de livros e apostilas. No entanto, levam muito a sério a questão do futuro, da formação humana e intelectual, da qualidade de vida e da vontade de transformarem-se para construir e desconstruir velhos e novos conceitos no meio em que estão inseridos.
E diante de tantas dificuldades, dados alarmantes, falta de estrutura física e de pessoal, encontramos aqueles que acreditam, mudam a realidade, o rumo dos fatos e dos números. Quem disse que os profissionais da escola pública não são qualificados? Mal remunerados são todos os educadores! Sejam de escolas públicas ou privadas. Atuam como mediadores, psicólogos, médicos, pais e ainda cumprem muito bem suas funções em sala de aula por uma remuneração indecente!.
Nos municípios em que trabalho com o Programa O POVO na Educação, a maioria dos educadores tem até duas graduações, são especialistas e alguns até com mestrado. Isso não é uma realidade isolada. Por isso, quero parabenizar aqui a todas as escolas públicas, sua equipe técnica, pedagógica, seu corpo docente e discente. Bons resultados são construídos com esforços coletivos, não se faz nada sozinho.
Deixe eu dizer o que já mandei documentado ao reitor da UFC, ouvidoria e MPF-CE. O sistema de vestibular, falo por matemática, tem atuado historicamente para prejudicar o ingresso da rede pública abordando conteúdos e técnicas que não constam em todo, caso há em nenhum até, livro didático que o MEC distribui na rede pública. E não é tão difícil encontrar algumas dessas coisas em material de pré-vestibular.