hands4Desde o terremoto que atingiu o Haiti no dia 12, a embaixada em Brasília já recebeu mais de 300 pedidos de brasileiros interessados em adotar crianças haitianas.

As Nações Unidas e a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República passaram recomendações para que se evite a adoção de crianças haitianas neste momento.

Segundo a nota da subsecretária para Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Presidência da República e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Carmen Oliveira, a adoção internacional não deve ocorrer em situações de instabilidade como guerras, calamidades e desastres naturais.

Tem que se verificar o histórico pessoal e familiar da criança que se pretende colocar em adoção, além de tomar cuidados básicos para assegurar a criança. No entanto, a atual situação no Haiti não permite seguir o protocolo. 

Tagged in:

,

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles