enem03Quase metade dos 2,6 milhões de alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 tiveram notas inferiores aos 500 pontos estabelecidos como média pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Acima de 800 pontos, apenas uma minoria. Em matemática, 57,7% dos candidatos ficaram abaixo da média.

Português, 47% dos estudantes ficaram com menos de 500 pontos e 1,3% ficou abaixo de 300, o que significa que praticamente zeraram o exame.

Em ciências da natureza, 48,7% não alcançaram a média.

Fonte:Jornal da Tarde (SP); O Estado de São Paulo (SP)

Observamos que as escolas, os educadores e os  não estão preparados para questões mais elaboradas, de raciocínio lógico, em que temos, em uma única questão, que envolver matemática, história, biologia e português.

Isso é uma herança cultural muito antiga, eu sei. No entanto, quando se vem com uma proposta de mudança, têm-se que dar sustentação anterior. Como vamos falar de mudanças na educação, na sua maneira de ensinar e aprender quando ainda temos grades curriculares, educadores mal remunerados e escolas que mais parecem hoteis com seus hóspedes diários ou prisões com seus carcerários?

 

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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