Educação

Jovem é o maior alvo de publicidade de bebida

784 1

alcool_1112505258_bebida004Segundo pesquisa, a indústria de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos investe mais em propagandas dirigidas a adolescentes. Especialistas afirmam que o mesmo vem ocorrendo no Brasil.

Estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ainda não concluído, mostra que há muita propaganda de bebida na TV sendo veiculada à tarde, quando a maior audiência é do público infanto-juvenil.

Segundo a pesquisadora da Unifesp, Ilana Pinsky, a propaganda é um dos elementos que leva o jovem a um início precoce do consumo de bebida.

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) informou que todos os possíveis abusos nas propagandas de cerveja são investigados. Segundo o órgão, no ano passado, mais de cem processos éticos foram abertos.

Fonte: Folha de São Paulo (SP).

Não só na televisão encontramos propagandas fazendo apologias as cervejas, mas nos rádios, outdoors e outros materiais publicitários. As maiores patrocinadoras das maiores festas brasileiras são as fábricas de bebidas alcoolicas. Estamos bem próximos do carnaval e as propagandas se intensificam ainda mais.

Alguém viu alguma campanha educativa sobre esse assunto? Não, né? Será que a solução é mesmo brigar com as gigantes cervejarias? Se tivesse mais diálogo e os dados sobre os efeitos nocivos e as vezes mortais do alcool fossem trabalhos nas escolas e nas famílias acredito que teríamos uma situação bem diferente.

Recomendado para você

1 comentário

  • isabel disse:

    Vivemos em uma sociedade que é totalmente influencial pela cultura e pela sociedade que nos incentivam a beber e como consequencia vemos inumeros casos de acidentes nas estradas de São Paulo(exemplo).E quando isso acontece não há nenhuma punição para estes tipos de barbaridade.
    Vivemos em uma sociedade alcoólatra!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *