raimundo fagnerO Plano Nacional de Educação estabelece que, até 2012, o país tenha metade das crianças de até quatro anos matriculadas em creches, apesar do índice de atendimento ainda não ter atingido 30%.

Para o professor José Marcelino Rezende Pinto, da Universidade de São Paulo (USP), o objetivo só deve ser alcançado se os investimentos públicos na educação infantil aumentarem.

Ministério da Educação (MEC) tem um programa voltado para a construção de creches, o Proinfância, que é alvo de críticas.

Os prefeitos consideram a manutenção das instituições de ensino o grande problema.

O custo total de cada construção está estimado em até R$ 950 mil, e o valor liberado, em média, por município, é R$ 700 mil.

Fonte: Correio Braziliense (DF)

É impressionante como a educação no Brasil ainda é vista como um fardo, pesado, que ninguém quer carregar. Os prefeitos acham que o grande “problema” é a manutenção dessas instituições! Como pode? Educação é investimento!Talvez se fosse vista como tal não teríamos esse estado de calamidade pública. Uma vergonha!!!

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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