Para-criancada-enxergarCerca de 57% das crianças com visão alterada mostram-se desatentas, agitadas e têm dificuldade de aprender.

Os dados fazem parte do levantamento do Instituto Penido Burnier, de Campinas, que analisou 36 mil crianças entre de 3 e 8 anos.

O oftalmologista e coordenador do estudo Leôncio Queiroz Neto, alerta que o primeiro exame oftalmológico deve ser aos três anos.

Em casos de pais míopes, o teste deve ser antecipado para os dois anos. Ele lembra que assim que nasce, a criança deve fazer o teste do olhinho.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 12% das crianças em idade escolar precisam usar óculos, entretanto 80% nunca fizeram exame.

A falta de óculos pode levar ao estrabismo e ambliopia, – desenvolvimento desigual das vistas – que é a maior causa de cegueira infantil.

Fonte: O Dia (RJ)

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles