Para ter o desenvolvimento motor e cognitivo estimulado, crianças muito pequenas nem sempre precisam de brinquedos. Brincadeiras como o ato de segurá-las no alto ou deixar algum objeto para que elas peguem pode ser suficiente.

Segundo a professora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), Maria Angela Barbato Carneiro, o desenvolvimento motor e o cognitivo não são dissociados.

brinquedos-educativos-comprar-criancas-bebes-escolher-brincar-aprenderEla explica que a criança conhece o mundo pelo movimento, indo atrás dos brinquedos e objetos que lhe interessam. Peso, tamanho, cor, forma, textura, som podem estimular o movimento indireto e ajudar na formação de conhecimento.

Vale lembrar que os brinquedos devem ser resistentes, maiores que uma bolinha de pingue-pongue e certificados pelo Inmetro para evitar acidentes.

Fonte: Folha de S. Paulo (SP)

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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