pais e filhoProgramas já desenvolvidos em estados como Santa Catarina e São Paulo poderão ser expandidos para o país pelo programa Paternidade Responsável, que prevê o reconhecimento paterno na certidão de nascimento.

A iniciativa da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ainda depende de ajustes, mas a campanha deve ser lançada ainda neste semestre.

Além disso, a iniciativa busca incentivar laços afetivos e o pagamento de pensão alimentícia a essas crianças e adolescentes.

Segundo dados do Censo Escolar de 2009, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), dos 52,5 milhões de alunos da educação básica, 4,8 milhões não declararam o nome do pai nas fichas escolares.

Fonte: Gazeta do Povo (PR)

Paternidade Responsável seria se o indivíduo que gerou acriança assumisse com todas as suas responsabilidades de pai, sem precisar de um programa como esse. Minha crítica não é quanto ao programa, já que pensa e tenta ações a favor das crianças e adolescentes.

Mas sim ao modelo de família, ou melhor, aos novos formatos que se gerão nessa sociedade e os malefícios que causam aos seres humanos. Sim, porque com certeza, não só a criança sofre com a falta de paternidade não assumida…

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles