Jovens de 16 a 24 anos oriundos da rede pública de educação de Limoeiro do Norte terão a oportunidade de conhecer e registrar o V Encontro Mestres do Mundo, que acontece na cidade de Limoeiro do Norte (CE), 196 km de Fortaleza, entre os dias 17 e 20 de março de 2010.

Dentro da programação do evento será ofertado o curso Patrimônio para Todos, extensão da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, que trabalha a preservação do patrimônio cultural como um processo de identificação e autoestima da população.

IMG_0028-150x150Todos serão estimulados a trabalhar com uma caixa de memórias e, em visitas de campo, entrarão em contato com os mais de 100 mestres da cultura de todo o Brasil presentes no evento. O objetivo é instigar a curiosidade acerca das histórias e da trajetória de cada mestre, percebendo a cultura popular como parte do universo em que vivem.

A pesquisa estará registrada e publicada em um blog patrimonioparatodos.wordpress.com mapeando as manifestações culturais e patrimoniais presentes no Encontro.

Divididos em duas turmas de 20 alunos cada, uma das 8h às 12 h, e outra às 13h30 às 17h30, com aulas na Secretaria de Educação do Município de Limoeiro, os participantes irão receber gratuitamente um kit contendo material didático e um livreto de informações sobre educação patrimonial e informações sobre patrimônios culturais, além de um lanche diário.

IMG_0239-150x150As inscrições  estão abertas até amanhã, sexta-feira (12) na Sede da Secretaria da Educação de Limoeiro do Norte. Para participar, é preciso preencher uma ficha de inscrição, levar documento de identificação pessoal, comprovante de matrícula ou certificado de escola pública e conta de energia atualizada em nome próprio, do pai ou da mãe.

Além do curso para os alunos, pela primeira  será oferecido um curso de metodologia em educação patrimonial para professores da rede estadual de ensino.

A parceria com a Secretaria da Educação do Estado, permitirá que estes professores atuem como multiplicadores de ensino patimonial para todas as escolas públicas do Ceará.

As inscrições dos 21 professores serão feitas pelos Centros Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), sendo uma vaga por região. O curso Patrimônio Para Todos é uma realização da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu, equipamento vinculado ao Instituto de Arte e Cultura (IACC) e a Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará.

IMG_0225-150x150O V Encontro Mestres do Mundo reunirá cerca de 150 Mestres brasileiros e latino-americanos. A  iniciativa é do Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e a Prefeitura de Limoeiro do Norte.

Não percam a oportunida única de fazer um curso gratuito em Patrimônio, ainda mais num evento como esse, que reúne o melhor na cultura nacional e mundial.

Fonte: AD2M Engenharia de Comunicação

Mais informações com Bruno Sampaio (  bruno@ad2m.com.br ) ou Juliana Lousada ( julianalousada@ad2m.com.br )

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles