dislexiaVocê sabe o que é dislexia? A dislexia não é uma doença, mas uma disfunção genética que causa dificuldades de leitura. Dadosda Associação Brasileira de Dislexia (ABD) mostram que ela atinge cerca 20% da população mundial.

Segundo especialistas, a disfunção é incurável, e mais perceptível durante a fase escolar. Ela pode fazer com que a criança troque letras, não entenda sons e até tenha problemas de lateralidade.

O distúrbio não afeta a fala e nem a inteligência. Segundo a especialista Adriana Thomaz, a disfunção pode ser contornada com uma ajuda especializada. Ela conta que muitos pais não reconhecem que os filhos têm a dislexia, o que lhes causa sofrimento no processo de aprendizado.

 Fonte: Jornal Aqui (MG)

Por isso a importância de saber o que é, quais os sintomas e o tratamento correto para que se possa tratar com naturalidade um distúrbio tão presente na sala de aula brasileira e que, às vezes, passa despercebida pelos educadores e pela família.

Além de atarpalhar o desempenho cognitivo da criança, pode causar, se não for trabalhada adequadamente, consequências graves na fase adulta, já que é incurável. Por isso, se a crianças está apresentando sinais de desatenção, troca de letras e lateralidade com muita assiduidade, procure a ajuda de um especialista

A informação é o melhor remédio! Tem um site excelente que traz muitas informações sobre o tema: www.dislexia.com.br

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles