Recomendo a leitura do livro: “Ensino – Aprendizagem e Comunicação”, organizado por Mary Rangel e Wendel Freire. Uma reunião de textos escritos por conceituados educadores de diversas disciplinas, como a Sociologia, o Jornalismo, e a Pedagogia, além da participação das diferentes institucionais, como as Universidades, os Meios de Comunicação e as Escolas.

Cristiane Parente, coordenadora  do Programa de Jornal e Educação da ANJ, escreve um capítulo enfocando a comunicação, o ideal de educação dialógica e as novas formas de ensinar a aprender. Intitulado “Educação na soma com os meios” aborda o quanto veloz estão mudanças em relação à comunicação.

Ela cita uma afirmação do pesquisador Guilhermo Orozco, onde fala que em um contexto de avançadas tecnologias de informação, não é possível estudar a cultura fora da comunicação.

livbroA polarização entre apocalípticos e integrados, teorizada por Umberto Eco, merece nossa atenção, embora, em meio a transformações estruturais vertiginosas do mundo atual, seja urgente equilibrar o receio e o entusiasmo com as novas tecnologias da informação e da comunicação.

E, mais urgente ainda, é incorporar essas tecnologias, crescentemente aperfeiçoadas, no complexo processo de ensino-aprendizagem, em favor da formação de cidadãos atuantes, reflexivos e colaborativos.

Torna-se necessária uma escola que ensine a selecionar informações, na sua expressiva dimensão, característica do mundo informatizado e globalizado, assim como proporcione o trabalho coletivo para sua análise e possível aproveitamento.

É preciso formar atores sociais em uma escola que estimule e acompanhe os avanços da comunicação. É preciso, enfim, que a escola se sintonize com o mundo contemporâneo.

Boa leitura! Ah, se você quiser nos indicar alguma leitura é só enviar para valeska@opovo.com.br

Mais informações consulte o site da Editora: www.wakeditora.com.br

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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